O programa “HumanizAção” do CRMPB surgiu no ano de 2020 conjuntamente ao “Médicos contra o Coronavírus” em resposta à necessidade de resgatar a essência humana na prática médica durante o momento mais crítico da pandemia. A primeira parte do nome enfatiza a importância do autocuidado e da valorização do médico como ser completo, capaz de oferecer um atendimento mais compassivo aos pacientes. Já a segunda reflete as ações do CRM-PB que, por meio do seu departamento de comunicação, fomentou o bem-estar dos médicos em tempos difíceis.
Essas ações se concretizaram em cards publicados no Instagram e Facebook, divididos em duas vertentes: a primeira destacando os hobbies e atividades extraprofissionais dos médicos paraibanos através do “Médicos Sem Jaleco“. A segunda consistia em homenagens.
Sendo assim, os médicos paraibanos compartilharam seus hobbies, desde literatura até gastronomia, demonstrando que cuidar de si mesmo é fundamental para cuidar dos outros. Além disso, foram organizadas oficinas de arte, como pintura e desenho, ministradas pelo talentoso médico Marcelo Braga.
No âmbito das homenagens, o programa realizou campanhas especiais no Dia das Mães e no Dia dos Pais para os médicos que inspiraram seus filhos a abraçarem a mesma profissão. Também foi realizado o plantio de uma árvore em memória dos médicos falecidos pela COVID-19.
Todas essas postagens se materializaram em uma exposição de quadros e fotografias, além de um livro que, até a sua data de lançamento, eternizou todas as 230 publicações nas redes sociais, sendo: 96 de “Médicos Sem Jaleco”, 46 do Dia das Mães, 87 do Dia dos Pais e uma sobre o plantio da árvore.
Dentro dessa mesma perspectiva de valorização da humanização e do autocuidado, o CRM-PB lançou o projeto “Crônicas Terapêuticas” durante a 1ª Semana Cultural realizada no ano de 2024. Este projeto propõe a publicação quinzenal de crônicas escritas por médicos, criando um espaço onde a expressão pessoal se torna uma ferramenta de bem-estar e reflexão. As crônicas, que variam entre o humor e a introspecção, não apenas oferecem um alívio terapêutico para quem as escreve, mas também proporcionam uma experiência enriquecedora para quem as lê. O objetivo central é que essa troca de experiências e emoções, por meio da palavra escrita, fortaleça os laços de solidariedade e compreensão mútua entre os médicos.
O engajamento promovido pelas ações do departamento de comunicação do CRM-PB garantiu a participação da comunidade médica paraibana, que continua estimulando reflexões importantes sobre os compromissos pessoais, familiares, sociais e profissionais dos médicos da região. Desta forma, o programa resistiu aos tempos de pandemia e segue ativo na sua missão.
Plantio da Árvore
Crônicas Terapêuticas
A intenção principal é que os textos sejam terapêuticos, tanto para o médico que escreve, quanto para o que lê, seja por meio de textos humorísticos ou reflexivos.
Programa implantado no CRM-PB para divulgar nas mídias sociais cards dos médicos paraibanos praticando hobbies que lhes proporcionam equilíbrio mental necessário para o exercício da profissão.⠀
Se você é médico na Paraíba e quer compartilhar suas habilidades, hobbies ou outras atividades, além da Medicina, enviar fotos e um texto de no máximo 5 linhas para comunicacao@crmpb.org.br.