O I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2014 foi o palco de lançamento de exemplares dos livros que compõem o projeto Câncer 360º – Orientações para uma Vida Melhor. Trata-se de uma obra em três volumes que oferecem a médicos e pacientes importantes informações sobre como enfrentar essa doença e ajudando a desmitificar o vasto universo que a envolve. Entre outras características que a diferenciam, os autores apostaram em reunir as dúvidas mais frequentes de pacientes, familiares e do público em geral e transformá-las em textos ricos em informações traduzidos em uma linguagem de fácil entendimento para qualquer leitor, fugindo dos modelos tradicionais de manuais e guias de orientações.

Cada um dos volumes se dedica a um tema específico, oferecendo ao leitor acesso a dados e informações que podem ser úteis nas áreas médica, jurídica e nutricional. De acordo com a médica pernambucana Cristiana de Lima Tavares de Queiroz Marques, uma das organizadoras, os volumes foram desenvolvidos em linguagem simples e acessível, cumprindo seu objetivo de fazer uma introdução ao câncer. Desta maneira, os leitores poderão contrapor mitos relacionados à doença, entender as indicações terapêuticas, vislumbrar os problemas advindos do tratamento e as maneiras de minimizá-los ou, até mesmo, superá-los.

O 1º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, ao fazer a apresentação dos livros que compõem o projeto ressaltou a pertinência do trabalho na melhora da assistência e na qualidade de vida dos pacientes que sofrem com essa doença. Os volumes do projeto já tiveram outras sessões de lançamento em Pernambuco e na sede federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília. Alguns exemplares, inclusive, foram adquiridos pelo Consulado dos Estados Unidos para compor o acervo da Biblioteca Nacional americana.

O livro faz parte do catálogo da editora Carpe Diem conta com a autoria de Cinthia Maggi, Cristiana Tavares Q. Marques, Diana Câmara e Vesta Pires. Também colaboraram o procurador de Justiça Paulo Lapenda e promotor de Justiça Marco Aurélio Farias da Silva, que emprestaram seu conhecimento para a elaboração do volume da coleção que trata de Orientações Jurídicas sobre o tema.