O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, foi contemplado com o programa SOS Emergências, benefício do governo federal que tem o objetivo de qualificar a gestão e o atendimento dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília.

Os recursos somam R$ 6,6 milhões, R$ 3,6 milhões/ano de custeio e qualificação do atendimento, e R$ 3 milhões/ano para a realização de obras e aquisição de equipamentos nos pronto-socorros. O benefício começa a ser repassado no início do mês de abril, segundo informou a assessoria do hospital, quando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, desembarca em João Pessoa para assinar o termo de compromisso entre as gestões estadual, municipal e federal.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) é quem vai receber o benefício, ficando responsável pelo planejamento dos gastos, que só podem ser usados para melhorias na urgência e emergência do hospital, como ampliação da urgência e contratação de leitos, por exemplo.

A iniciativa integra a Rede Saúde Toda Hora, lançada em novembro de 2011 pela presidente da República, Dilma Rousseff, e o ministro Alexandre Padilha. No total, 12 hospitais de grande porte já são beneficiados com o recurso, localizados em Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Brasília (DF), Belo Horizonte (BH), Goiânia (GO), São Paulo, Porto Alegre (RS) e Ananindeua (PA). A expectativa é que até 2014 o programa alcance os 40 maiores pronto-socorros brasileiros, abrangendo todos os 26 estados e o Distrito Federal (DF).

Para ser selecionado, os hospitais têm que ter referências regionais, possuir mais de 100 leitos, pronto-socorro e realizar grande número diário de internações e atendimentos ambulatoriais. Os serviços da Rede Saúde Toda Hora englobam o Samu 192, Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), Salas de Estabilização, serviços da Atenção Básica e Melhor em Casa.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destaca que o SOS Emergências faz parte de um conjunto de ações do Ministério da Saúde para diminuir o tempo de espera por atendimento nos serviços da rede pública. “Sempre digo que o SOS Emergências tem dia para começar, mas não tem data para acabar. Melhorar o atendimento e reduzir a espera é uma prioridade, uma obsessão do Ministério da Saúde”, afirma.

Fonte: Jornal da Paraíba