A primeira diretoria do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba, órgão recentemente criado e desmembrado do Centro de Ciências da Saúde, tomou posse às 9h30m desta terça-feira (4). A solenidade realizou-se no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Tomaram posse a diretora Tereza Helena Tavares Maurício e o vice-diretor Marco Antônio de Vivo Barros. A solenidade foi presidida pelo reitor da UFPB, Rômulo Soares Polari, e prestigiada por diversas autoridades, o presidente do CRM-PB, Dalvélio de Paiva Madruga, o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Almeida, a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Dra. Margareth Diniz, o superintendente do HULW, João Flávio Paiva, o pró-reitor Luiz Renato Araújo e grande número de professores e estudantes universitários. O centro recém implantado passa a ser o oitavo na estrutura do campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. A nova diretoria foi saudada pelo professor João Gonçalves de Medeiros Filho, que ressaltou que a criação do centro se configurava na efetivação de uma antiga aspiração da comunidade acadêmica da área da Medicina. No seu discurso, o reitor Rômulo Polari falou do empenho de sua gestão para qualificar cada vez mais a área da Medicina. Abaixo, segue na íntegra o discurso do Prof. João Medeiros Filho: “Meus senhores: Escolhido para saudar, em nome de meus pares, os colegas Tereza HelenaTavares Maurício e Marco Antônio de Vivo Barros que ora assumem o comando desse novo centro – o Centro de Ciências Médicas -, devo expressar o quanto me honra fazê-lo, em que pese a pujança da responsabilidade assumida. Agradeço tamanha deferência, porque tenho a plena convicção de que tantos outros poderiam assumir tal desiderato com muito mais desenvoltura e brilhantismo. Esquivei-me do improviso temendo ser tragado pela emoção que me domina neste momento histórico, e que marca de forma indelével a criação desse novo centro, aspiração há muito acalentada por todos nós e que hoje se materializa. Emoção que nos faz retroceder no tempo e no espaço ,que nos remete às nossas raízes, ao princípio de tudo, à nossa antiga Faculdade de Medicina, que se tornou realidade graças à perseverança e à visão extraordinária de um grupo de médicos tabajaras liderados por Humberto Nóbrega e Lauro Wanderley – Newton Lacerda, Attílio Rotta, Antônio Dias , João Medeiros, Arnaldo Tavares, Luciano Moraes, Antônio D’Ávila Lins, entre outros – que, numa prova inegável de dedicação e desprendimento, despojados de quaisquer interesses subalternos, e contribuindo com parcos recursos pessoais, viabilizaram a criação da primeira Escola Médica da Paraíba. De uma iniciativa privada modesta, mas de qualidade, sem nenhum interesse mercantilista por parte de seus idealizadores, evoluiu para uma instituição estatal, subseqüentemente. E hoje , ao vislumbrarmos sua evolução histórica, percebemos a magnitude de seu papel na formação de um contingente apreciável de esculápios que pontificam e pontificaram com competência e brilhantismo, aqui e alhures, em prol da sociedade, e do bem-estar do ser humano. A reforma cêntrica dos anos 1970, sem qualquer demérito para as demais profissões da área de saúde, com as quais é imperioso que asseguremos estreita parceria , trouxe sérias dificuldades, sobretudo no campo administrativo. Há anos discutia-se a idéia da emancipação da medicina que ganhou força a partir de reunião realizada no Departamento de Medicina Interna nos idos de 2002. Ano passado, uma comissão designada pela Diretora do CCS Profª Margareth Diniz e constituída por Gessé Meira – que com competência e determinação coordenou os trabalhos -, Givaldo Medeiros,Tereza Tavares, João Medeiros, Marco Antônio Barros, Roberto Cavalcanti, Severino Lima, Carlos Fernando Tavares de Melo,José Luiz Maroja, Manoel Jaime Xavier, Eduardo Sérgio , Ernesto Silveira e, pelo estudante de medicina, Paulo Navarro de Moraes trabalhou arduamente na elaboração do projeto de criação do novo centro, o qual posteriormente foi aprovado no Conselho de Centro do CCS e nas instâncias superiores desta Universidade. Estava criado o Centro de Ciências Médicas, Resgatávamos, assim, a nossa identidade! É certo que muitos obstáculos teremos de transpor, a começar pelo soerguimento de nosso patrimônio que se dizimou com o passar dos anos. Mas com certeza contamos com a fatia mais relevante – o patrimônio intelectual. E com a garra e a cooperação de todos, haveremos de construir um centro do tamanho de nossas aspirações e compatível com a relevância de nosso mister.O trabalho é árduo como já ressaltamos, inclusive porque estamos em plena fase de implantação do novo plano político pedagógico – um plano moderno, com uma visão holística do homem e do contexto saúde-doença e suas implicações médico-sociais. Nada melhor – casa nova, currículo novo! É justo que façamos neste instante, um agradecimento especial ao magnífico reitor Rômulo Polari que desde o primeiro momento abraçou nossa idéia, emprestando apoio irrestrito à implementação do projeto de criação do CCM, promovendo várias reuniões, inclusive nos acolhendo em seu próprio gabinete. Esse reconhecimento deve se estender também à Profª Margareth Diniz – que sempre demonstrou grande entusiasmo pelo projeto -, aos membros da comissão que se dedicaram com muito afinco ,aos chefes de departamento e, por fim, a todos que de alguma forma deram sua contribuição. Tereza e Marco Antônio: A missão que ora lhes confia o magnífico reitor haverá de representar um grande desafio para vocês e para todos nós que acreditamos no seu trabalho, na certeza de que atingiremos o objetivo almejado – a construção de Um Grande Centro – , em razão do qual lhes prestamos o nosso mais irrestrito apoio. Parabéns a vocês ! Parabéns a toda a comunidade universitária! “