05 de setembro de 2011

Mais de 300 servidores do ambulatório do Hospital Universitário Lauro Wanderley vão aderir à greve dos servidores da Universdade Federal da Paraíba (UFPB) e paralisarão suas atividades por tempo indeterminado a partir de hoje. Aproximadamente 800 consultas diárias deixarão de ser feitas. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (Sintespb), Rômulo Xavier, informou que os demais serviços não serão afetados.

Rômulo informou que os trabalhadores vão respeitar o percentual de 30% que continuará trabalhando para manter os serviços básicos. Segundo ele, os servidores da UFPB estão aderindo gradativamente ao movimento grevista. “O ambulatório representa menos de 30% dos serviços oferecidos pelo HU. Os setores de cirurgias e internações, por exemplo, não serão afetados”, disse.

A greve dos servidores da UFPB começou no dia 8 de junho. No dia 14 de julho, depois de negociações a greve foi suspensa, mas no último dia 2 de agosto, o movimento foi retomado. Em Campina Grande, os servidores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participam do mesmo movimento. No Hospital Universitário Alcides Carneiro (HU), a quantidade de atendimentos foi reduzida e os serviços estão sendo oferecidos em sistema de rodízio.

Na Campanha Salarial Emergencial 2011 os trabalhadores reivindicam reajuste salarial, piso de três salários mínimos e acréscimo de 5%, racionalização de cargos, reposicionamento de aposentados, mudança nos incentivos de qualificação, devolução do vencimento básico complementar absorvido, isonomia salarial e de benefícios, contra a terceirização, abertura imediata de concursos públicos para substituição da mão de obra terceirizada.

Fonte: Marcelo Rodrigo (Correio da Paraíba)