Os servidores da Saúde, da rede estadual, estão reclamando que as gratificações pagas à categoria estão atrasadas há oito meses. O Sindicato da categoria promete procurar o Ministério Público e, caso o problema continue, ameaça paralisar os serviços ainda neste mês. \”As gratificações deveriam ser pagas a partir do oitavo dia útil de cada mês, mas desde abril isso só ocorre por volta do dia 20\”, afirmou Vanda Cely, presidente do Sindicato dos Servidores Estaduais de Saúde. Ela lembra que há cerca de 2 anos foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no Ministério Público, com o Governo e, durante um ano e meio, o Estado garantiu o pagamento a partir do dia oito. \”Mas nos últimos oito meses o acordo foi descumprido\”, acrescentou Vanda Cely. Segundo ela, os servidores, baseados no cronograma, fazem planos e contam com o dinheiro nas datas divulgadas. \”O pior é que nossos salários ainda ficam aquém do que deveria ser pago, por isso não aquentamos este atraso\”. Na próxima semana, representantes dos servidores vão ao Ministério Público Estadual, para comunicar o descumprimento do TAC e discutir uma forma de evitar os atrasos nos meses seguintes. \”Já procuramos o secretário de Saúde, que se comprometeu em solucionar o problema, mas até agora o atraso continua\”, disse a presidente. Se o acordo não voltar a ser cumprido, os servidores devem realizar assembléia ainda neste mês e programar paralisações de advertência. Na insistência da irregularidade, não é descartado um indicativo de greve. A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado informou que houve, de fato, uma demora no pagamento. O problema aconteceu devido a um atraso ocorrido no sistema bancário. A assessoria de imprensa afirmou ainda que a questão das gratificações obedece a um cronograma que foi acordado no Ministério Público e que no próximo mês deverá voltar a normalidade. A Paraíba possui atualmente cerca de 11 mil servidores, que recebem gratificações de valores variados. No geral, os profissionais de nível básico recebem R$ 118 como benefício; os de nível médio R$ 151; e os de nível superior têm um mínimo de R$ 240.