Na noite desta quarta-feira (14), o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) iniciou as atividades alusivas ao Dia do Médico. Em um evento online, transmitido pelo canal do Youtube do Conselho, o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais, falou emocionado sobre vida e morte, o inimigo invisível escancarado durante a pandemia e homenageou os treze médicos paraibanos que faleceram de covid-19. Foi apresentado um vídeo com texto do vice-presidente do CRM-PB João Modesto, lamentando o falecimento dos médicos e agradecendo pelo empenho e dedicação à Medicina paraibana.
“Estamos em tempos de homenagear e referenciar cada um dos médicos e, sobretudo, nossos treze colegas que pereceram na luta contra o coronavírus. A pandemia nos proporcionou a oportunidade de repensar quem somos, reaprender. Afinal, como seres humanos, estamos à mercê de um universo invisível”, disse o presidente do CRM-PB

Após este início, foi realizado um webinar sobre “Ética Médica e Telemedicina – O impacto da pandemia na rotina do médico”, com a participação dos médicos André Telis (PB), Eduardo Cordioli (SP) e Eduardo Neubarth (RS). André Telis, cirurgião cardíaco e professor da Universidade Federal da Paraíba, falou sobre “Prontuário Eletrônico”; Eduardo Cordiolli, ginecologista e gerente da área de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein, teve como tema “A consulta telepresencial”; e Eduardo Neubarth Trindade, cirurgião e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, falou sobre “Aspectos éticos da telemedicina”.

Os palestrantes convidados do webinar agradeceram a participação no debate e enalteceram a sensibilidade do CRM-PB e de seu presidente em homenagear os médicos que faleceram de Covid-19. “Nós, obstetras, estamos acostumados a dar a vida. Agora, alguns estão tendo que dar a vida pelos pacientes. Tive que segurar a emoção com esta linda homenagem a nossos colegas. Parabéns ao CRM-PB”, disse Eduardo Cordiolli.

O cirurgião cardíaco André Telis iniciou o webinar, falando sobre o prontuário eletrônico. “O prontuário eletrônico não é simplesmente um registro digital de informações médicas ou um prontuário digital com informações do paciente. Ele possibilita a integração de vários aspectos do atendimento médico, da atenção à saúde e ainda de gestão estratégica em saúde”, disse.

A segunda palestra foi de Eduardo Cordiolli, que falou sobre o crescimento das teleconsultas no Brasil, sobretudo após a pandemia. Ele explicou o que é preciso para fazer a telemedicina. “O médico precisa de uma boa plataforma, com o consentimento informado do paciente, a videoconferência, o prontuário eletrônico (ou de papel), plataforma de emissão de documentos e plataforma de pagamento”, afirmou.

O terceiro palestrante foi o vice-presidente do CREMERS, Eduardo Neubarth Trindade, sobre os aspectos éticos da telemedicina. Ele ressaltou que é favorável às novas tecnologias em benefício do paciente e do médico. “Somos favoráveis à incorporação de novas tecnologias no tratamento médico, mas mantendo a autonomia do médico e sem descartar o exame físico, o olho no olho”,

O debate virtual contou também com a participação dos conselheiros João Modesto, Antônio Henriques, João Medeiros, Luciana Trindade, Walter Azevedo e Mário Toscano. “Tivemos neste primeiro dia de evento palestras brilhantes. A telemedicina é inexorável. No entanto, precisa ser regulamentada para existir em sua plenitude, seguindo os preceitos éticos”, finalizou Roberto Magliano.

O webinar, assim como a programação completa do primeiro dia da Semana do Médico 2020 está disponível no canal do Youtube do CRM-PB: www.youtube.com/crmpb.