No Dia Mundial do Livro (23 de abril), o CRM-PB iniciou a programação da sua 2ª Semana Cultural, em sua sede, em João Pessoa. O evento contou com a presença de representantes das entidades médicas, médicos e familiares, e apresentou um debate sobre “Cinema e Medicina”, o lançamento de três livros e exposição de obras de arte. A programação da Semana Cultural segue até o sábado (26), apresentando shows musicais nesta quinta (24) e sexta (25), e oferecendo a 5ª Oficina de Pintura, no último dia.
O evento foi aberto pelo presidente em exercício do CRM-PB, Walter Azevedo, que ressaltou a alegria e o orgulho em dar as boas-vindas aos participantes. “Encontros como este são essenciais, pois a arte também faz parte da cura. Agradeço o apoio das entidades médicas, da nossa coordenadora do Programa de Humanização, Débora Cavalcanti, dos médicos artistas e de todos que estão participando. Que esta Semana nos fortaleça como profissionais e seres humanos”, afirmou Walter Azevedo.
Débora Cavalcanti, segunda vice-presidente, e coordenadora do evento, destacou a importância do encontro, que demonstra como o CRM-PB se preocupa e trabalha pela saúde mental dos médicos paraibanos. “Durante esta Semana mostramos à sociedade e a nossos colegas que nos cuidamos e, assim, podemos cuidar melhor de nossos pacientes”, disse.
O debate “Cinema e Medicina” foi conduzido pelo segundo secretário do CRM-PB, João Modesto Filho, tendo como debatedores os médicos Carlos Mello, José Mário Espínola e Manoel Jaime. Na ocasião, foi apresentado o filme do médico Carlos Mello, “Mistério no Seridó”, que será lançado em breve.
Em seguida, o presidente da Academia Paraibana de Medicina (APMED), Wilberto Trigueiro, conduziu o lançamento de três livros de médicos paraibanos: “A Fascinante História da Cirurgia”, de Guilherme Sarinho; “Coletânea de Trabalhos Científicos Inéditos”, de Orniudo Fernandes; e “Plantio e Cultivo da Árvore de Andry na Paraíba”, de José Juvêncio. Os livros foram apresentados e prefaciados por Wilberto Trigueiro, Maurílio Onofre e Manoel Jaime, respectivamente.