Cerca de 70 gestores de saúde, secretários municipais e diretores de hospitais com UTI participaram, na manhã desta quinta-feira (15), do Café com Segurança, evento promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) para discutir o protagonismo do gestor em saúde na qualidade do cuidado e segurança do paciente.

O encontro foi realizado na sede do CRM-PB e contou com a presença do presidente do conselho, João Modesto Filho, da 2ª vice-presidente, Débora Cavalcanti, do 2º Secretário, Walter Fernandes de Azevedo, do diretor de Fiscalização e 2º Tesoureiro, Bruno Leandro de Souza, além do promotor de Justiça, Gualberto Bezerra, da representante da Secretaria Estadual de Saúde, Marcela Tárcia Barros, do secretário de Saúde de João Pessoa, Luís Ferreira Filho, e do diretor Geral da Agevisa, Geraldo Menezes.

Na abertura do evento, o presidente do CRM-PB destacou a importância de se debater a segurança do paciente, assim como de toda a rede que integra a assistência médica, como gestores, serviços de saúde, familiares, profissionais da área da saúde e os médicos. Na sua fala, ele ressaltou o empenho da médica Maria de Fátima Oliveira dos Santos, presidente da Câmara Técnica de Segura do Paciente do CRM-PB, e do diretor do CRM-PB, Bruno de Souza, na promoção do encontro e na discussão sobre o assunto.

Durante o encontro, foram debatidos os temas: “Responsabilidade dos gestores na implementação da segurança do paciente”, com o promotor Gualberto Bezerra; “Legislação que regula a segurança do paciente no Brasil”, com Maria de Fátima Oliveira dos Santos; “A segurança do paciente como componente indispensável para a qualidade do cuidado”, com Vivian Lopes, da Agevisa-PB; “Responsabilidade do diretor técnico, segundo as resoluções do CFM”, com Bruno Leandro de Souza; e “Gestores como mediadores da comunicação efetiva aliada à gestão das segurança do paciente”, com Carlos Renato Alves da Silva, da Fiocruz.

Neste sábado (17), será realizado na sede do conselho, o II Fórum de Segurança do Paciente. O evento acontecerá de forma presencial, no auditório do CRM-PB, das 8h30 às 17h. O evento será realizado ao longo de todo o dia e vai reunir gestores da Saúde, Diretores de Hospitais e UPAS e membros do Núcleo de Segurança dos Serviços de Saúde. Serão debatidos diversos assuntos, tendo como tema central a segurança do paciente. A programação completa e o link para inscrição estão no site do CRM-PB.