20 de outubro de 2011

Médicos dizem que perdem interesse em trabalhar para o Sistema Único de Saúde (SUS) pela baixa remuneração em procedimentos custeados pelo serviço. Sobre os números de financiamento do SUS divulgados ontem pelo Conselho Estadual de Saúde, com base em registros do Ministério da Saúde, o secretário de Saúde, Waldson de Sousa, pediu levantamento na Secretaria Estadual de Saúde sobre os investimentos do SUS na Paraíba para comprovar ou não os dados divulgados. De acordo com os dados, são destinados R$181,89 para cada paraibano que recorre ao SUS para atendimento hospitalar e ambulatorial.

O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), João Medeiros, afirmou que o baixo investimento do SUS na Paraíba, prejudica os serviços públicos de saúde, especialmente as cirurgias. “A remuneração dos médicos em uma cirurgia paga pelo SUS é baixíssima, numa cirurgia de hérnia, o médico só recebe R$40”, disse.

“Para aumentar o interesse dos médicos em trabalharem pelo SUS nossa reivindicação é a carreira do médico SUS, onde ele seria bem remunerado para trabalhar 40 horas semanais num determinado hospital que atende pelo sistema”, explicou o presidente do CRM.

Para o membro da Comissão de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Urologia na Paraíba, Emerson Medeiros, seria necessário uma política de gestão para trazer equipamentos necessários para a realização de cirurgias. “Talvez esteja faltando projetos na área para pedir mais investimentos nos procedimentos de alta complexidade como as cirurgias”, disse.

A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde informou que o secretário de Saúde, Waldson de Sousa, pediu que fosse feito um levantamento minucioso com os setores da secretaria para saber os investimentos do SUS para a Paraíba e só depois disso dará um posicionamento sobre o assunto.

Fonte: Correio da Paraíba