O presidente do CRM-PB, João Modesto Filho, participou, na última quarta-feira (6), da live Conecta CRCPB, iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade (CRCPB)e do Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que discutiu o tema “Destinação de Imposto de Renda”. Participaram também o presidente do CRCPB, Rômulo Teotônio, o auditor fiscal da Receita Federal, Gilberto Rios, a coordenadora do PVCC, Giovana Roque, e o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-PB), Moises Alves Barreto Neto.

Na ocasião, Gilberto Rios apresentou a Campanha Destinação, que visa divulgar para os contribuintes Pessoa Física e Pessoa Jurídica a possibilidade de destinar uma parte do seu Imposto de Renda aos Fundos Especiais de amparo social controlados pelos Conselhos e fiscalizados pelo Ministério Público, voltados para crianças, adolescentes e idosos. “Não se faz política pública sem dinheiro, é preciso de recursos. A campanha Destinação busca que cada cidadão que tem potencial e capacidade para destinar para um desses fundos, faça a destinação”, explicou.

O presidente do CRM-PB disse que a categoria médica tem muito a contribuir com a campanha e que o conselho vai atuar informando aos médicos sobre a iniciativa. “Estamos em um país e em uma região exatamente carente do ponto de vista socioeconômico. Para auxiliar aqueles que tanto precisam, é necessário que cada um faça a sua parte. Vamos trabalhar em conjunto para que os objetivos sejam alcançados com mais intensidade”, destacou.

Ao participar da campanha, o contribuinte não pagará mais imposto, nem terá sua restituição diminuída, apenas permitirá que parte do valor que você já iria pagar seja destinada para um Fundo que atue em projetos de transformação social. É possível destinar até 3% do imposto devido para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, e até mais 3% para os Fundos do Idoso, diretamente pelo Programa Gerador de Declaração (PGD).

Mais informações: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/educacao-fiscal/educacao-fiscal/projeto-destinacao