Um levantamento realizado recentemente pelo Ministério da Saúde (MS) aponta a Paraíba em primeiro lugar nacional na implantação da política de saúde mental, destacando-se como o Estado com maior cobertura de CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) por 100.000 habitantes. Para a Política Nacional de Saúde Mental, os CAPS são serviços estratégicos na Rede Comunitária de Cuidados em Saúde Mental. Estes dispositivos cuidam de pessoas com sofrimento psíquico preservando a relação do usuário com seus familiares e comunidade, ou seja, mantendo seus vínculos sociais, sem o isolamento característico do modelo hospitalocêntrico. Além disso, os CAPS trabalham na perspectiva de inserção social pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Em consonância com o SUS, o governador Cássio Cunha Lima, ao sancionar a lei 7.639 de 23/06/2004, afirma o compromisso ético-político no sentido de implantar efetivamente a Reforma Psiquiátrica na Paraíba. Desde então, a Paraíba vem se colocando na vanguarda da atenção ao sofrimento psíquico. Hoje, para uma população de 3.623.215 habitantes, a Paraíba disponibiliza em sua rede de atenção à saúde 41 centros (CAPS) e 13 residências terapêuticas já implantados e credenciados pelo Ministério da Saúde. Serviços distribuídos estrategicamente por todo o Estado, assegurando os princípios do SUS. De acordo com a coordenadora de Saúde Mental do Estado, Maria do Rosário Magno Cavalcanti, atualmente o Governo da Paraíba, trabalha no sentido de ampliar os serviços existentes, implantar novos e, fundamentalmente, promover formação profissional de caráter permanente e continuada. Para tanto vem firmando parcerias com as universidades estadual e federais da Paraíba, Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). O lugar de vanguarda que a Paraíba ocupa no cenário nacional é fruto de um esforço conjunto entre o Governo Federal, o Governo Estadual, os municípios e a Sociedade Civil que revelam um histórico compromisso desses agentes com a saúde do povo paraibano. O Dia Mundial da Saúde Mental deste ano, comemorado nesta quarta-feira (10) traz como tema \”Saúde Mental num Mundo em Mudança: O Impacto da Cultura e da Diversidade\”. \”Não só neste dia, através de suas ações, o governo reafirma o compromisso com a promoção da dignidade humana\”, disse o secretário estadual da Saúde, Geraldo Almeida.