CRM-PB Entrevista: Emerson Medeiros

Durante o mês de novembro, há diversas iniciativas, movimentos e campanhas que reforçam a importância dos cuidados com a saúde do homem. O Novembro Azul conscientiza a população não mais apenas sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas também sobre a necessidade do homem cuidar do corpo e da mente. O câncer de próstata é o tipo mais frequente nos homens, mas, se descoberto em sua fase inicial, as chances de cura são de 90%.

O urologista Emerson Medeiros destaca que, a cada ano, o preconceito contra os exames da próstata vem diminuindo, apesar de ainda haver resistência. Ele também acrescenta que o homem, depois que deixa de consultar com o pediatra, só volta a ter consultas rotineiras, geralmente, depois dos 40 anos. “O homem passa pelo menos 25 anos sem ir a médico, diferentemente da mulher, que sai do pediatra e vai para o ginecologista. O homem também precisa deste acompanhamento médico frequente”, afirma.

Formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1997, Emerson Medeiros é atualmente coordenador do Serviço de Urologia do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, médico do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e da Unimed João Pessoa, sócio da Clínica Urocentro, além de conselheiro titular do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB). Confira a seguir a entrevista para o Informativo CRM-PB.

O Novembro Azul aborda a saúde dos homens de forma geral, alertando não apenas sobre o câncer de próstata, mas também para outras doenças. Qual a importância desta campanha para a saúde do homem?

O Novembro azul é uma campanha para chamar a atenção para a saúde do homem, já que, depois que ele sai do pediatria fica, praticamente, sem médico para acompanhá-lo durante toda a vida. Por volta dos 40, 45 anos, que alguns vão procurar um urologista. Portanto, ele vai passar pelo menos 25 anos sem ir a médico, diferentemente da mulher, que sai do pediatra e vai para o ginecologista, quando inicia a menstruação. Os homens, portanto, não têm este acompanhamento. Por isso, o Novembro Azul vem alertar sobre o câncer de próstata, mas também acerca de outras doenças que o homem pode ter como o aumento benigno da próstata, infecção urinária, cálculos renais. É também uma campanha de prevenção, porque não se deve procurar o médico só quando sentir algum sintoma. É importante ter as consultas rotineiras, de caráter preventivo, que promovem a saúde e o envelhecimento com maior qualidade.

A pandemia de covid-19 fez com que muitos pacientes adiassem os exames de rotina e as consultas médicas. O sr ainda vê consequências disso na saúde das pessoas?

Realmente muitos consultórios médicos estiveram fechados durante a pandemia, no setor privado e no setor público. Isso causou uma certa repressão das consultas eletivas, programadas e alguns pacientes ainda estão sofrendo com o agravamento algumas patologias que não foram devidamente acompanhadas durante a pandemia. Sem este devido acompanhamento, alguns agravaram seus quadros das doenças benignas. Imagina aqueles que postergaram o diagnóstico das doenças mais graves e das doenças malignas? Com certeza algumas pessoas saíram com prejuízo por conta disso.

O sr acredita que ainda há preconceito e desinformação sobre os exames de próstata?

Com certeza, apesar da campanha vir, ano a ano, trazendo mais informação. Todo ano temos que estar relembrando ao público, à população em geral sobre a importância da saúde do homem. Mesmo assim ainda há um certo preconceito e desinformação. Há um tabu com relação ao toque retal. Alguns homens ainda possuem medo, embora tenha melhorado, motivados pela massificação da campanha do Novembro Azul.

O câncer de próstata tem mais chances de cura com o diagnóstico precoce. Quando os homens devem procurar o urologista para o início dos exames preventivos?

Muitos pacientes podem ser portadores do câncer de próstata e não terem sintoma algum. Somente através de consultas rotineiras vai ser possível detectar a patologia na fase Inicial e, desta forma, ter 90% de chance de ficar curado. A grande mensagem desta campanha é dizer que os homens devem procurar regularmente seus médicos urologistas para poderem fazer exames rotineiros e através deles (ultrassom, PSA e toque retal) chegar a conclusão se tem ou não o câncer de próstata, não esquecendo também que outras patologias podem ser avaliadas durante esta consulta rotineira. Com relação ao câncer de próstata, o homem deve procurar o urologista aos 40 anos para quem tem parente de primeiro grau (irmão, pai…) com câncer de próstata. Para os que não possuem esta herança, esta carga genética do câncer de próstata, deve fazer os exames preventivos a partir dos 45 anos.