O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) realizou, na noite desta terça-feira (31), a solenidade presencial de entrega de carteiras profissionais aos médicos recém-formados da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. A ocasião contou com a presença do presidente do CRM-PB, João Modesto Filho, do segundo secretário, Walter Fernandes de Azevedo, do ex-conselheiro do CRM-PB, Otávio Sérgio Lopes, além de familiares.

0921-carteirasmedicas

Durante sua fala, o presidente do CRM-PB destacou as mudanças que ocorreram na Medicina nos últimos anos e as que estão acontecendo no momento, como o uso da telemedicina, inteligência artificial e robotização de procedimentos. “A Medicina é uma profissão bela, mas que absorve muito. Além de acompanhar o que está acontecendo no mundo, é preciso respeitar o outro, o paciente, resgatando o papel do médico. Se fizemos isso, já estaremos fazendo muito pelo outro”, disse.

O secretário Walter Azevedo explicou para os recém-formados o papel do conselho, como autarquia que tem o papel cartorial, fiscalizador, judicante, além de oferecer ações de educação médica continuada. “O Conselho é a casa do médico. Defendemos e zelamos pela boa Medicina e pelo bom conceito da profissão”, destacou.

O ex-conselheiro do CRM-PB, Otávio Sérgio Lopes, que entregou a carteira profissional à filha Catarina Nóbrega Lopes, ressaltou a importância dos novos médicos se espelharem nos profissionais e professores que vivem a Medicina em benefício das pessoas. “Neste momento em que a tecnologia se faz tão presente, o que diferencia o profissional é a sua capacidade humana, de saber lidar com as pessoas”, disse.