Atendimentos em hospitais e unidades de saúde da cidade não serão suspensos durante mobilização

Médicos, residentes e estudantes de Medicina da Paraíba realizam, nesta quarta-feira (3), um protesto contra o baixo investimento do governo brasileiro na saúde pública, em oposição à “importação de médicos estrangeiros” sem a revalidação de diplomas e pela adoção de medidas que permitam o exercício da medicina e a qualificação da assistência. A mobilização, que espera reunir cerca de 300 pessoas, acontece às 9h, no Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), em João Pessoa. Reunião para definir destalhes da mobilização foi realizada nesta terça-feira (2).

O protesto da categoria médica será realizado, simultaneamente, em todos os estados brasileiros. Na Paraíba, a ação é liderada pelo CRM-PB, Sindicato dos Médicos (Simed-PB) e Associação Médica Paraibana (AMPB). Os organizadores pretendem mostrar, de forma pacífica, os pleitos da categoria. De acordo com o presidente do CRM-PB, João Medeiros Filho, não haverá suspensão no atendimento médico em hospitais e unidades de saúde durante o dia do protesto.

As entidades argumentam que as medidas anunciadas recentemente pelo governo são inócuas e paliativas, pois não oferecem soluções de longo prazo. Também mostram que o principal problema, o baixo investimento estatal em saúde, continuará sem solução. No Brasil, o Estado responde por 44% dos gastos em saúde, quando em países com sistemas universais como o brasileiro, esse gasto gira em torno de 80%.

“Acreditamos que a  distribuição mais igualitária dos médicos no País, que hoje já somam cerca de 400 mil,  poderia ser assegurada através da criação de uma carreira de estado, conforme defendem o CFM e as demais entidades médicas, propiciando estabilidade e uma remuneração mais justa. No mesmo contexto, são imperativos elevados investimentos na infraestrutura da atenção básica, da média e alta complexidade, dos serviços de urgência e emergência , de forma a garantir condições adequadas de trabalho, de referenciamento e apoio para o médico que atua nos locais mais longínquos”, destacou  presidente do CRM-PB.

Nesta quarta-feira (3), os organizadores do protesto esperam percorrer algumas ruas da capital paraibana. A proposta é sair do CRM-PB em direção à Secretaria Estadual de Saúde e, em seguida, caminhar até a praça Nossa Senhora de Fátima e depois seguir, pela Camilo de Holanda, para a praça dos Três Poderes. Nas demais regiões do Estado, também devem ser realizados pequenos protestos.