Em solenidade no CRM-PB, entidades médicas reconhecem trabalho do parlamentar em defesa do Ato Médico

Uma sessão solene, no Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), no dia 17 de maio, marcou o reconhecimento das entidades médicas ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), por atuar em defesa do projeto de Lei que regulamento o Ato Médico. O senador, que é o relator do projeto, tem tido papel relevante na aprovação do PL 286/2002, que disciplina o exercício da Medicina e tramita há 10 anos no Congresso.

01

A solenidade foi prestigiada pelas diretorias do Conselho Federal de Medicina (CFM), do CRM-PB, da Federação Nacional dos Médicos, do Sindicato dos Médicos da Paraíba, da Associação Médica da Paraíba, da Federação Brasileira das Academias de Medicina, da Academia Paraibana de Medicina, das Sociedades das Especialidades e Cooperativas, médicos, estudantes, além de autoridades e convidados.

“Não se trata de uma reunião de cunho político, mas de uma manifestação unânime – daí a presença expressiva da categoria e de seus representantes -, de apreço e de reconhecimento àquele que abraçou uma causa que representa o sonho de todos nós: a regulamentação da lei do ato médico”, destacou o presidente do CRM-PB, João Medeiros, que juntamente como presidente do CFM, Roberto D’Ávila, entregou ao senador a placa comemorativa, representando a homenagem.

Em seu discurso, Roberto D’Ávila, destacou que o senador, antes de defender o Ato Médico, ouviu representantes das outras profissões da saúde e apoiou o que era melhor para a sociedade, para o paciente. “O senador não está defendendo apenas o médico. Ele decidiu pelo que era melhor para a sociedade. Por isso, fazemos aqui um reconhecimento por merecimento, por ele ter abraçado um projeto que não é corporativista, como algumas pessoas têm divulgado, nem restringe a atuação das outras profissões”, afirmou Roberto D’Ávila.

O senador Cássio Cunha Lima agradeceu as homenagens e discursos dos representantes das entidades médicas. “Essa homenagem ficará guardada de forma especial”, disse. Ele acrescentou que ao receber a relatoria do projeto, pesquisou e ouviu as partes envolvidas. “Destaco o desempenho brilhante do doutor Salomão Rodrigues Filho (coordenador da Comissão Nacional do Ato Médico do CFM), nas audiências públicas realizadas”, disse. O senador aproveitou o momento para se manifestar contra a importação de médicos estrangeiros, anunciada pelo Governo Federal.

Solenidade prestigiada

A homenagem ao senador foi prestigiada pela diretoria do CFM e das demais entidades médicas. Além do presidente Roberto D’Ávila, estiveram presentes os diretores do CFM: Carlos Vital (vice presidente), Henrique Batista (primeiro secretário), Fernando Vinagre (corregedor), Alceu Pimentel (presidente da Comissão de Assuntos Políticos – CAP), Napoleão Salles (membro da CAP) e Salomão Rodrigues Filho (coordenador da Comissão Nacional do Ato Médico).

Também participaram da solenidade: Antônio de Pádua Neves (representando a Federação Nacional dos Médicos), Fábio Rocha (presidente da Associação Médica da Paraíba), Lúcia Derks (secretária de saúde de Campina Grande), Valberto Lira (promotor, representando o Ministério Público), José Eymar (presidente da Academia Paraibana de Medicina), Carneiro Arnaud (vice presidente da Academia Brasileira de Medicina), José Aldemir (deputado federal, representando a Assembleia Legislativa), Dalvélio Madruga (conselheiro federal pela Paraíba) e Tarcísio Campos (presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba).