O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) e a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) elaboraram uma nota técnica para orientação aos serviços públicos e privados de saúde sobre as ações e fluxos de prevenção e controle ao coronavírus. Conforme a nota, apresentada em audiência no Ministério Público do Estado da Paraíba, na tarde desta segunda-feira (09), os médicos e demais profissionais de saúde têm a obrigatoriedade de notificar imediatamente os casos suspeitos de Covid-19 (Coronavírus), em todo o Estado da Paraíba. A nota é assinada por representantes da Procuradoria Geral da República (MPF-PB), MPPB, CRM-PB, SES-PB e SEMS-JP.

A notificação dos médicos e profissionais de saúde deve ser encaminhada à Vigilância Epidemiológica, por meio dos canais de comunicação das Secretarias Municipais e Estadual de Saúde. Para todo Estado, a ligação deve ser feita para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/PB), pelo número (83) 98828-2522 e e-mail: cievs.pb@gmail.com. Já em João Pessoa, a notificação é para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde João Pessoa (CIEVS/JP), telefone (83) 98762-2553.

“Antes mesmo da detecção do primeiro caso de coronavírus no Brasil, o CRM-PB já havia iniciado treinamentos e capacitações sobre a doença. Mais de 600 profissionais foram capacitados pelo Conselho, em João Pessoa, Campina Grande e Patos. Este mês ainda vamos realizar a capacitação em Guarabira, Sousa e Cajazeiras”, destacou o conselheiro do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza. Ele acrescentou que, além das capacitações, o CRM vai fiscalizar as unidades de saúde, verificando se possuem o suporte necessário à prevenção do coronavírus e se executam as orientações do Ministério da Saúde.

De acordo com a nota técnica, os critérios clínicos e epidemiológicos para a notificação dos casos suspeitos da doença são os seguintes:

Situação 1: Viajante – pessoa que apresente febre e pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios e com histórico de viagem para países da América do Norte, Europa ou Ásia, nos últimos 14 dias.

Situação 2: Contato próximo – pessoa que apresente febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório e histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para Covid-19, nos últimos 14 dias.

Situação 3: Contato domiciliar – pessoa que manteve contato domiciliar com caso confirmado por Covid-19, nos últimos 14 dias, e que apresente febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório.