O II Encontro Ético Científico do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), realizado no auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – campus Sousa, entre os dias 6 e 8 de junho, promoveu debates, conferências, discussão, roda de conversa com os estudantes, apresentação artística e ainda uma homenagem a médicos da região com mais de 50 anos de profissão. O encontro fez parte do Programa de Educação Médica Continuada, realizado pelo CRM-PB.

De acordo com o presidente do CRM-PB, o evento superou as expectativas e foi muito bem recebido pelos participantes. “Começamos o encontro homenageando grandes profissionais que marcaram a história da saúde de Sousa. São profissionais que salvaram muitas vidas e estão trabalhando para fazer de Sousa uma grande cidade. Reconhecer o trabalho destes profissionais é uma obrigação”, disse o presidente.

Ele ainda destacou a oportunidade de diálogo entre os médicos, estudantes de Medicina e o CRM. “Fizemos um debate muito interessante com os jovens médicos e também os médicos com um tempo maior de experiência na carreira, que nos colocaram, em primeiro, quais são os problemas que estão enfrentando no seu dia a dia. Posso dizer que o Conselho de Medicina aprendeu muito mais do que pode contribuir”, ressaltou.

A palestra sobre telemedicina ministrada pelo presidente do CRM-PB, Roberto Magliano, e as homenagens a médicos da região de Sousa iniciaram o evento, na quinta-feira (6), à noite. Na sexta (7) pela manhã, o evento começou com uma palestra ministrada pelo diretor do Departamento de Fiscalização do CRM-PB, João Alberto Morais Pessoa, presidida pelo médico Mizael Fernandes. Na palestra, João Alberto destacou os casos mais graves encontrados nas vistorias realizadas nas unidades de saúde do Estado, como problemas de infraestrutura, higiene, falta de medicamentos e superlotação.

Logo após, foi realizada uma roda de conversa entre médicos, conselheiros e estudantes de medicina. O estudante de medicina da Faculdade Santa Maria, Luiz Arthur, destacou a importância do evento para região. “O encontro vai além da proposta das discussões “ético científicas”, ele está colaborando para o alicerce do jovem médico”, disse.

Na tarde da sexta-feira, o evento contou com conferência sobre antibioticoterapia, ministrada pela infectologista Ana Isabel e presidida pelo médico Pablo Leitão, além de uma palestra sobre vacinação ministrada pelo pediatra Bruno Leandro e presidida pelo médico Philipe Oliveira. O dia foi finalizado com a palestra sobre oncologia, proferida pelo vice-corregedor do CRM-PB Klecius Leite Fernandes e presidida pela médica Ana Beatriz Sarmento.

No sábado (8), três palestras finalizaram o evento. A primeira teve como tema a malária, foi presidida pelo médico Ricardo Rocha e ministrada pela médica Ana Isabel Fernandes. A segunda sobre transtornos da ansiedade contou com a médica Márcia Santos como conferencista e foi presidida por Helda Pires. O evento foi encerrado com a palestra “Manifestações psiquiátricas em doenças clinicas”, com a médica Márcia Santos.

O encontro foi uma realização do Conselho Regional de Medicina da Paraíba e teve como parceiros a Sicredi Sousa, Unimed Sousa, a Prefeitura de Sousa e o Hospital Metropolitano de Patos.