Depois da primeira turma formada e impedida de trabalhar por falta de diploma, o curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no campus de Cajazeiras receberá reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) na próxima quarta-feira, dia 30, no Diário Oficial da União. Segundo o membro do Movimento Amigos de Cajazeiras (MAC), professor José Antônio, o senador Vital do Rego levará pessoalmente á cidade a portaria do MEC.
“Recebi o comunicado por telefone, dizendo que o ministério vai autorizar a UFCG a registrar os diplomas. No dia 30 vai ser publicada portaria de reconhecimento do curso e o senador Vitalzinho vai trazer para Cajazeiras. Foram feitas duas inspeções e agora saiu definitivamente. Até quarta-feira os alunos que concluíram não podiam exercer profissão porque não tinham direito reconhecido. Mas agora vão pode reconhecer”, comentou José Antônio.
O curso de Medicina da UFCG recebeu autorização para funcionar no primeiro período letivo do ano de 2007. O MEC faz a primeira visita de reconhecimento após ter sido transcorrida a primeira metade do curso da primeira turma e, no ano seguinte, emite parecer favorável ou contrário ao reconhecimento, dependendo do cumprimento das exigências do Ministério.
Quando publica uma portaria de reconhecimento, o MEC atribui um conceito de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que varia de 1 a 5, dependendo, da avaliação do MEC. José Antônio não informou qual o conceito que o curso recebeu. Com a publicação da portaria pelo MEC, todos os graduados poderão fazer suas residências médicas normalmente e começar a trabalhar.

O curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no campus de Cajazeiras receberá reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) na próxima quarta-feira, dia 30, no Diário Oficial da União. Segundo o membro do Movimento Amigos de Cajazeiras (MAC), professor José Antônio, o senador Vital do Rego levará pessoalmente á cidade a portaria do MEC.

Fonte: Correio da Paraíba