Os jovens de 13 a 24 anos são o tema da campanha do Ministério da Saúde para o Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano, lançada nesta terça-feira (27), em Brasília, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Com o slogan Sua atitude tem muita força na luta contra a Aids, a campanha pretende afirmar os direitos do jovem de viver sua sexualidade e de ter acesso ao preservativo e à informação. O foco são as mulheres e os homossexuais dessa faixa etária. A protagonista da campanha é a cantora Negra Li. Ela está em 104 mil cartazes, canta um rap no spot de rádio e aparece nos dois filmes que serão exibidos de hoje (27) a 5 de dezembro. O lançamento ocorreu no auditório Emilio Ribas, na sede do Ministério da Saúde, em Brasília. Estiveram presentes o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, a diretora do Programa Nacional de DST e Aids (PN-DST/AIDS), Mariângela Simão, e o protagonista do cartaz para jovens com HIV e aids, Thiago Victor Barbosa. Mineiro de Belo Horizonte, Thiago tem 21 anos e que vive com aids há cinco. No evento, o psiquiatra Jairo Bauer apresentou resultados de pesquisa feita sobre o comportamento sexual dos jovens na cidade de São Paulo. “Esta campanha é muito importante do ponto de vista do relacionamento entre pais e filhos. A maioria dos jovens pesquisados disse ter uma ótima relação com os pais, mas são poucos os que afirmam já ter conversado sobre sexo com os pais. É preocupante. Mostra que temos que adotar estratégias, sobretudo no campo educacional, para que o tema seja abordado com mais naturalidade e freqüência no ambiente familiar, fundamental na formação dos jovens”, disse o ministro. Materiais Os dois filmes da campanha têm 30 segundos de duração, cada. Em um deles, a mãe orienta a filha a usar preservativo com o namorado e a moça diz que a mãe também precisa se cuidar. No outro filme, a mãe tira uma camisinha da bolsa e entrega ao filho antes dele sair de casa e o pai lembra o garoto que o namorado dele pode não ter o preservativo. Nas duas peças, Negra Li encerra dizendo o slogan da campanha. Para as rádios, foi elaborado um spot de 45 segundos, no qual Negra Li canta um rap lembrando na necessidade de usar preservativo. Os 102 mil cartazes estão divididos em três tipos de mensagens para jovens: os que têm HIV e aids, as mulheres e os homossexuais – que depois de cinco anos voltam a ter uma campanha específica de prevenção da aids. Para cada tipo de cartaz, foram feitas 34 mil unidades. As peças já foram enviadas para instituições parceiras e Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. O material gráfico não será datado e poderá ser usado em outras oportunidades. Internet Pela primeira vez, há um site específico para a campanha do Dia Mundial. O endereço www.qualsuaatitude.com.br tem informações sobre a história do Dia Mundial e um jogo com perguntas e respostas sobre doenças sexualmente transmissíveis e aids, conduzido por Negra Li. Quem erra a resposta, pode tirar as dúvidas em vídeos com o Doutor Pinto, quadro que tem como responsável o médico Valdir Pinto, do PN-DST/AIDS. No site, o internauta também pode criar um boneco virtual, que participa de mobilização de combate à aids em páginas voltadas para o público homossexual e sites de notícias, de relacionamentos e de comunicação instantânea. A página, que ficará acessível por seis meses, também será alimentada por dois jovens multiplicadores do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas: Ivens Reyner, 17 anos, de Lavras (MG), e Karina Xavier, 25 anos, de Abreu e Lima (PE). No site do Programa Nacional de DST e Aids (PN-DST/AIDS), há uma página específica – www.aids.gov.br/diamundial – para notícias relacionadas aos eventos do Dia Mundial promovidos por estados, municípios e organizações da sociedade civil. Essas ações incluem a divulgação de campanhas locais e a promoção do uso do preservativo. Para as ações do Dia Mundial, o Ministério da Saúde enviou oito milhões de unidades preservativos para estados, municípios e ONG parceiras. Como acontece desde 2005, o tema escolhido para o Dia Mundial tem continuidade nas ações do ano seguinte. Assim, a campanha do Ministério da Saúde para o Carnaval de 2008 voltará a enfocar o público jovem. O tema da campanha deste ano foi aprovado pelo Grupo de Trabalho de Comunicação do PN-DST/AIDS, uma instância consultiva e não deliberativa formada por oito pessoas, entre gestores e representantes de ONG e do movimento de pessoas que vivem com HIV e aids. Para acessar os materiais da campanha (vídeos, cartazes e spot) e a quantidade de cartazes enviadas para estados e instituições parceiras, entre no endereço www.aids.gov.br, clique em “DST e aids na mídia” e, depois, em “Campanhas”.

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