A capital paraibana de João Pessoa sediará nos dias 19, 20 e 21 de março o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2014 (I ENCM 2014). O evento contará com expositores nacionais e internacionais e abordará temas como as eleições de 2014, estratégias do movimento médico e ações de conscientização da sociedade.

O I ENCM 2014 será aberto com uma conferência sobre filosofia da medicina, ministrada por Aníbal Gil Lopes, membro da Academia Nacional de Medicina e da Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (CONEP). Após a análise do tema, o evento abordará a avaliação do ensino médico, com a participação de diretores do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos presidentes dos conselhos regionais dos estados do Rio de Janeiro (Cremerj) e de São Paulo (Cremesp).

À tarde, as discussões focarão a aplicação das novas resoluções 2056 e 2062/2013, que tratam sobre a fiscalização pelos conselhos de medicina (CRMs). A mesa terá como expositores o diretor de Fiscalização do CFM e terceiro vice-presidente, Emmanuel Fortes; e o diretor de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), Eurípedes Sebastião Mendonça.
No dia 20, o foco dos debates será a atuação das equipes médicas na Copa do Mundo. Os representantes dos CRM´s discutirão o atendimento nos estádios e suporte aos hospitais. A mesa será coordenada pelo diretor Emmanuel Fortes e contará com a participação de Antônio Marques, vice-reitor da Universidade do Porto, em Portugal.

O último dia do I ENCM2014 terá nova participação internacional. O bastonário da Ordem dos Médicos de Portugal, José Manuel Silva, proferirá uma conferência aos participantes. A apresentação abordará o tema formação médica na prevenção, tratamento de doenças e na promoção da saúde.

Eleições 2014 – Uma discussão sobre as estratégias do movimento médico e a conscientização da sociedade frente ao pleito encerrará os debates do I ENCM 2014. Participam da discussão o presidente do CFM, Roberto Luiz d´Avila; 1º e 2º vice-presidentes, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima e Aloísio Tibiriçá Miranda, respectivamente; além do presidente do CRM-PB, João Gonçalves de Medeiros Filho.

O debate será um dos principais temas do encontro, aponta o conselheiro federal pelo estado, Dalvélio Madruga. 2º tesoureiro do CFM, Dalvélio destaca a importância política do IENCM 2014: – Serão convidados parlamentares “da terra”, como deputados federais do estado e o senador Vital do Rego (PMDB-PB) para participar das discussões com as lideranças médicas, informa o conselheiro federal. O senador é um dos autores da Proposta de Emenda Constitucional nº 34/2011, que dispõe sobre a criação da carreira de médico de Estado.
A um mês da realização do encontro, o presidente do CRM-PB, João Gonçalves de Medeiros Filho, afirma que tem se empenhado para o sucesso do evento: ”Será uma honra receber os representantes dos 27 estados brasileiros. Estamos envidando todos os esforços para proporcionar a melhor acolhida possível”, garante o presidente.

I ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE MEDICINA DO ANO DE 2014
DATA: 19, 20 e 21.03.2014
LOCAL: Hotel Tropical Tambaú – João Pessoa-PB

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

19.03.2014 – (QUARTA-FEIRA)

8h30 – Credenciamento

9h – Solenidade de Abertura
Dr. Roberto Luiz d’Avila – Presidente do CFM
Dr. João Gonçalves de Medeiros Filho – Presidente do CRM-PB
Dr. Adalberto Fulgêncio – Secretário Municipal de Saúde
Senador Vital do Rêgo
Profº Dr. José Manuel Silva – Bastonário da Ordem dos Médicos de Portugal
Dr. José Leite Saraiva – Presidente da Federação Brasileira das Academias de Medicina
Dr. José Eymard Moraes de Medeiros – Presidente da Academia Paraibana

Dr. Dalvélio de Paiva Madruga – Conselheiro Federal

9h30 às 10h30h         Conferencista – Dr. Aníbal Gil Lopes

TEMA: FILOSOFIA DA MEDICINA

Apresentação: Dr. Carlos Vital T. Corrêa Lima

10h30 às 12h         TEMA: Avaliação do Ensino Médico

Coordenador:         Dr. Aloísio Tibiriçá Miranda
Secretário:            Dr. Desiré Carlos Callegari

Expositores:            Dr. Sidnei Ferreira (Presidente do CREMERJ)
                                      Dr. Bráulio Luna Filho (1º Secretário do CREMESP)

12h às 12h30   –               Intervalo para café

12h30 às 14h    TEMA: Aplicação das Resoluções do CFM 2056 e 2062 (Fiscalização)

Coordenador:     Dr. Mauro Luiz de Britto Ribeiro

Secretária: Dra. Marta Rinaldi Müller

Expositores:      Dr. Emmanuel Fortes S. CavalcantiA organização do sistema
            Dr. Eurípedes Sebastião MendonçaA prática da fiscalização
            Gleidson Porto – Analista de TI do CFM – Uso do aplicativo

20.03.2014 – (QUINTA-FEIRA)
9h às 10h        Conferencista: Dr. Pablo Gonzalez Blasco
            Diretor Científico da SOBRAMFA – Soc. Bras. Medicina da Família

TEMA: MEDICINA E CINEMA

Apresentação: Henrique Batista e Silva

10h às 12h30         TEMA: COPA DO MUNDO: O que fazer em situação de catástrofe (atendimento nos estádios e suporte nos hospitais)
Coordenador:         Dr. Emmanuel Fortes da Silveira Cavalcanti
Secretário:            Dr. Hermann Alexandre Von Tiesenhausen
Expositores:             Dr. Antônio Marques (Universidade do Porto – Portugal)
Dr. Felipe Hardt (Universidade de São Paulo) –  A confirmar

12h30 às 12h45               Intervalo para café

12h45 às 13h – Lançamento dos livros da coleção  “Câncer 360° – Orientações para uma vida melhor” – Organização: Cinthya Maggi e Cristiana Tavares de Queiroz Marques

Clique aqui para conhecer o projeto.

13h às 14h30        Apresentação das Contas do CFM – 2013

Coordenador:        Dr. José Hiran da Silva Gallo – Tesoureiro do CFM

Secretário:            Dr. Dalvélio de Paiva Madruga – 2º Tesoureiro do CFM

20h                           Atividade Institucional