19 de agosto de 2011

Os Ministérios da Educação e Saúde assinaram com diretores de 39 hospitais universitários federais brasileiros contratos para o recebimento de aproximadamente dois mil aparelhos de diagnóstico por imagem adquiridos por meio de pregão eletrônico. Entre as unidades estão os hospitais Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande; e o Lauro Wanderley, mantido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa. No total os hospitais paraibanos irão receber R$ 3,2 milhões em equipamentos.

No caso do Alcides Carneiro, a unidade foi contemplada com dois aparelhos tipo raio X, avaliados em cerca de R$ 700 mil e que irão auxiliar no diagnóstico de fraturas e outras patologias em várias áreas da medicina. Já o Lauro Wanderley receberá dois aparelhos de raio X portáteis, um microprocessador digital e um aparelho de ressonância magnética, avaliados em aproximadamente R$ 2,5 milhões. Os equipamentos serão entregues aos hospitais do Estado nos próximos 30 dias.

“Com isso nós poderemos fazer a troca dos equipamentos que nós tínhamos por equipamentos novos. Isso com certeza vai aumentar a qualidade dos exames realizados e sobretudo a agilidade na realização dos procedimentos. Esse pedido nós tínhamos feito desde o ano passado e agora fomos informados de que nosso projeto foi aprovado”, comemorou a diretora do HUAC, a médica Alana Abrantes.

Já no Lauro Wanderley, os equipamentos poderão fazer exames que atualmente não são realizados na unidade, como no caso da ressonância magnética. “Com esses utensílios a gente tem hoje a possibilidade de realizar uma infinidade de exames, que facilitam o diagnóstico precoce das patologias e aumentam sensivelmente os índices de recuperação e cura dos pacientes”, lembrou o diretor do hospital, João Batista da Silva.

O contrato prevê a entrega de angiógrafos, aparelhos de ressonância magnética e de raios X, tomógrafos e mamógrafos, além de conjuntos de digitalização de imagens. As aquisições serão feitas através de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em conjunto com a Diretoria de Hospitais Universitários da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação.

Em todo o país, os equipamentos estão avaliados em R$ 197 milhões. Segundo o MEC, a partir da assinatura dos contratos eles começarão a ser entregues e instalados nas unidades de saúde. Os investimentos fazem parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), lançado em janeiro de 2010. Uma das diretrizes do programa é a recomposição da área tecnológica desses hospitais. O país conta hoje com 46 hospitais universitários, vinculados a 32 universidades federais.

Fonte: Jornal da Paraíba