Uma portaria publicada no dia 6 de julho pelo Ministério da Saúde (MS) assegura R$ 101,5 milhões para 45 hospitais ligados a universidades federais, em todo o país. O valor estabelecido corresponde à primeira parcela de um total de R$ 270 milhões, destinados ao custeio dos hospitais que integram o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (REHUF). O montante de R$ 2.877.587,39 destinado aos hospitais universitários de João Pessoa e Campina Grande foi considerado pequeno pelos administradores das unidades.

Do total disponibilizado pelo MS, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), ligado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), receberá R$ 1.602.446,77. Já o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), pertencente à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), será beneficiado com R$ 1.275.140,62. O diretor do HULW, João Batista, informou que essa primeira parcela será usada para a compra de medicamentos e materiais médico-hospitalares e acrescentou que a verba é inferior às necessidades do hospital. “Estamos vivendo uma dificuldade pela falta de investimentos do Ministério da Saúde. A realidade é que o HU tem um déficit mensal de R$ 900 mil e não estamos recebendo esse dinheiro a tempo de cobrir as despesas”, lamenta.

A diretora do HUAC, Berenice Ramos, disse que a unidade também apresenta problemas e informou que o Programa de Reestruturação não atende a outras necessidades do hospital.

Ainda segundo a diretora, a verba será destinada para reformas.

As instituições beneficiadas pelos recursos do REHUF, desenvolvido e financiado pelos mistérios da Saúde e da Educação, estão em 31 cidades do país, sendo 21 capitais. Além destes R$ 270 milhões destinados ao custeio dos hospitais, o MS fará a liberação de recurso para a realização de obras de reforma (R$ 180 milhões) e compra de equipamentos (R$ 135 milhões), ainda em 2012, totalizando R$ 585 milhões, R$ 85 milhões a mais do que no ano passado.

O REHUF foi criado em 2010 com o objetivo de melhorar a gestão dos hospitais.

Fonte: Jornal da Paraíba