Apesar de determinação judicial, problemas no hospital continuam. Inspeção encontra mais de 40 irregularidades

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) e o Ministério Público Federal realizaram, nesta sexta-feira (16 de agosto), uma fiscalização do Hospital Regional Janduhy Carneiro, em Patos. A vistoria detectou mais de 40 irregularidades, que já foram identificadas em outras oito inspeções na unidade hospitalar desde junho de 2012. A fiscalização foi realizada pelo diretor do Departamento de Fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça, e pelo procurador da República em Patos, João Raphael.

Em maio, a Justiça Federal determinou que o Governo do Estado adotasse, com urgência, diversas medidas para solucionar os problemas enfrentados pelo Hospital Janduhy Carneiro. A Ação Civil Pública, com pedido de liminar, foi movida em agosto de 2012 pelo CRM-PB contra o Governo do Estado e deferida no dia 15 de maio pelo do juiz federal, Rosmar Antonni Rodrigues Cavalcanti de Alencar.

Com o deferimento da Ação Civil Pública, foi determinado que o Governo do Estado deveria adotar, com urgência, os itens estabelecidos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que contemplavam medidas para serem tomadas em 30, 60 e 90 dias, de acordo com a natureza do problema. Apesar do encerramento do prazo, a fiscalização realizada nesta sexta-feira não identificou melhorias na unidade hospitalar.

Entre as soluções estabelecidas no TAC, destacam-se a ampliação do quadro médico, do número de leitos da UTI e da área vermelha; a fixação de biombos ou divisórias na área amarela do Hospital para separar os pacientes por gênero, preservando dignidade e privacidade; e a construção de dois banheiros. Também foi estabelecido que o Hospital precisa fornecer a escala médica até o dia 25 do mês anterior à sua previsão, indicando o nome completo e o CRM-PB do profissional; fixar as escalas médicas nos respectivos setores; fornecer roupa hospitalar para os pacientes internados para minimizar o risco de infecção hospitalar; e remanejar os leitos de modo a permitir uma distância minimamente segura entre eles, com base na RDC ANVISA 50/2002.

Veja a lista das irregularidades encontradas no Hospital Regional Janduhy Carneiro

1. Sala de acolhimento desativada. Não havia funcionários e nem pacientes e nem usuários
2. Painel de médicos plantonistas do dia desligado
3. Escala de Médicos na recepção incompletA (falta anestesista e sem assinatura do responsável). A mesma escala do dia estava na sala amarela.
4. Tecnico de radiologia sem usar dosimetro
5. Banheiro do repouso dos técnicos sem assento sanitário
6. Repouso dos técnicos sem ar condicionado funcionando
7. Área vermelha superlotada com pacientes com permanência superior a 24 horas. Morte de uma paciente no momento da fiscalização neste setor.
8. Área amarela superlotada
9. Área amarela com distancia entre alguns leitos inferior a 80 cm
10. Area amarela sem privacidade – homens e mulheres lado a lado, sem separação por biombos
11. Area amarela com apenas um WC
12. Area amarela com WC com papagaios indevidamente localizados
13. Área amarela sem WC para acompanhantes
14. Área amarela com alguns acompanhantes sem crachás de identificação
15. Área amarela sem lençóis para os pacientes
16. Área amarela – aviso de que o aparelho de endoscopia estava quebrado. Segundo informes há um mês.
17. Enfermarias – todas com os pacientes sem roupas hospitalares
18. Quadro de avisos da entrada do acesso as enfermarias com escala médica desatualizada (do mês de junho de 2013).
19. Enfermarias com ar condicionado sem funcionar e com ventiladores trazidos pelos pacientes o que é proibido pela Vigilância Sanitária
20. Enfermarias – alguns acompanhantes sem crachás
21. Enfermarias – pacientes se alimentando sentados no leito por falta de mesa
22. Enfermarias – algumas com irregularidades nas prescrições médicas
23. Enfermarias – muitas com acomodações inadequadas para os acompanhantes
24. UTI sem chefe dos médicos plantonistas
25. UTI superlotada
26. UTI sem médico diarista
27. UTI sem preenchimento diário do livro de ocorrências médicas
28. UTI sem leito de isolamento
29. UTI – escala médica sem assinatura do diretor técnico e ou do chefe da UTI
30. UTI – falta de neurocirurgião
31. UTI – alguns Monitores multiparametros com defeitos
32. UTI – sem marcapasso
33. UTI – Carência de oximetros
34. Centro Cirúrgico – Ala de recuperação pós-anestésica sem desfibrilador e sem respirador
35. Centro cirúrgico – Ausência de repouso para técnicos de enfermagem
36. Centro cirúrgico com falta de dosímetros
37. Centro cirúrgico – Piso irregular nas salas cirúrgicas 2 e 3
38. Centro cirúrgico – Mesa cirúrgica oxidada
39. Hospital sem disponibilizar tomografia na suas dependências o que obriga o deslocamento da única ambulância do hospital.
40. CCIH não Funciona – não há protocolo de antibióticos.
41. Comissão de revisão de óbitos sem funcionar
42. Comissão de revisão de prontuários médicos sem funcionar.
43. Laboratórios de Analises Clinicas sem funcionar nas 24 horas em alguns dias.