A Comissão Estadual para a implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), deve, a partir de agora, priorizar as ações jurídicas contras as operadoras de planos de saúde que, após inúmeras tentativas de acordo, se negam a assinar o termo de adesão. Segundo o presidente da Associação Médica da Paraíba (AMPB), Wilberto Trigueiro, desde a implantação da comissão em meados de 2003 e formada por representantes da AMPB, do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Sindicato dos Médicos (SIMED) e da Sociedade Medica de Campina Grande (SMCG), foram feitos cerca de 20 acordos com as operadoras, entre os quais, o Grupo Unidas e a Geap. “Em breve, fecharemos, com os planos sob a responsabilidade da ABRANGE”, assinala Trigueiro. O presidente da Comissão Estadual para a implantação da CBHPM, Wilberto Trigueiro, lembra que a negociação é válida para todo o território paraibano e que os valores dos procedimentos são de responsabilidade das sociedades brasileiras de especialidade. 1-Relação dos Convênios que fecharam acordo com a CBHPM No Ministério Público GRUPO UNIDAS: A partir de 1º de janeiro de 2005 – com bandas de (-20.%) para PORTE e (-25.%) para UCO, aplicados sobre os valores inteiros, com m de filme – R$ 19,40(dezenove reais e quarenta centavos) e consultas de R$ 33,60. O acordo será válido por tempo indeterminado, devendo as partes, a partir do próximo mês de junho de 2005, iniciar o processo de negociação objetivando avaliar os valores aqui acordados para as bandas de PORTE e UCO, visando ajustes a partir de 01/10/2005. PLANOS DE SAÚDE: UNIDAS AFRAFEP, ASSEFAZ, CASSI, CAMED, CAPESESP, COMSEDER, ECT(CORREIOS), EMBRAPA. FACHESF, FASSINCRA, FUNCEF, FUNASA SAÚDE, OAB SAÚDE, PETROBRAS, PLANASSISTE, SESEF. GEAP: A partir de 1º de janeiro de 2005 – com banda de (-20.%) aplicados sobre os valores inteiros, com m2 de filme – R$ 19,40(dezenove reais e quarenta centavos) e consultas de R$ 33,60. O acordo será válido por tempo indeterminado, as partes, já vêm mantendo entendimentos AMI SAÚDE: Consulta R$ 33,60 em consultórios e hospitais em março . CBHPM com banda – 20.% a partir de 1º de abril de 2005. A UCO será negociada entre as partes. O acordo foi assinado no dia 3 de fevereiro/05. HAP VIDA: 0,30 CH. A partir de março 2005 banda –20.% para honorários.O acordo assinado no dia 01 /03 /05 no Ministério Público. Consulta R$ 33,69 3- NEGOCIAÇÕES EM ANDAMENTO A Comissão Estadual, em última tentativa para um acordo enviou um ofício no último dia 21 de janeiro, com aval de todas as Cooperativas de Especialidades Médicas aos seguintes planos de saúde: MEDIAL GOLD, EMBRATEL, MEDGOLD, INTERCLÍNICAS, NORCLÍNICAS, FUSEX, SMILE, BLUE LIFE, GOLDEN CROSS, AMIL. Como não obtivemos respostas concretas o caminho é a solicitação do descredenciamento. 4- A UNIMED João Pessoa: Em fevereiro começou a pagar a consulta a R$ 33,60, CH de 0,30 e para SADT 0,28. Os estudos prosseguem para sua implantação gradativa.