João Pessoa vai sediar, no próximo sábado (27 de abril), o I Fórum sobre Publicidade Médica. O evento, direcionado a médicos, publicitários e profissionais de áreas correlatas, vai discutir, em três módulos, o atual cenário da publicidade médica na Paraíba, sua regulamentação e legislação, além de diversos aspectos sobre o uso ético das mídias sociais para divulgar ciência e o trabalho profissional dos médicos, entre outros assuntos.

O objetivo do evento é informar aos profissionais a melhor forma de divulgar seu trabalho sem infringir a resolução CFM 2.126/2015, que orienta como os médicos devem proceder para não ferir o código de ética médica e garantir sua proteção e da população. Por exemplo, utilizar as redes sociais para a divulgação de preços e formas de pagamento, bem como promoções de serviços e clínicas médicas, é vedado. Também não se pode usar fotos que mostram o “antes e depois” de cirurgias, tratamentos e procedimentos estéticos, mesmo que conte com a autorização do paciente. Caso haja dúvidas, os médicos podem consultar a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do CRM ou a Corregedoria do Conselho.

Para explicar essas questões, o Fórum vai contar com a participação do diretor do Departamento de Fiscalização do Conselho Federal de Medicina (CFM), Emmanuel Fortes, do presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Moraes, e dos publicitários paraibanos Maeve Damasceno e Rayner Holmes. Os módulos serão mediados pelos conselheiros Arlindo de Carvalho, João Modesto Filho, Emerson Medeiros, Cláudio Orestes e Luciana Trindade.

O Fórum será realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), em João Pessoa, das 8h20 às 13h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do CRM-PB (www.crmpb.org.br). Além das palestras, haverá um debate com os profissionais respondendo as perguntas da plateia.

Dicas
A seguir, dicas e recomendações do CFM e CRMs para os médicos que divulgam seus trabalhos nas redes sociais:
1 – Não publicar fotos de seu paciente ou em conjunto com o mesmo; de recém-nascido com seus familiares; nem sala cirúrgica para relatar o que será feito ou procedimento já realizado.
2 – O médico não pode afirmar que não existem complicações em seus procedimentos ou que todos os seus pacientes estão satisfeitos, nem publicar fotos de “antes e depois”.
3 – Não publicar elogios ou agradecimentos por parte de terceiros e prêmios que não tenham valor científico como “melhor médico”, “médico em destaque” e similares.
4 – Preços de procedimentos e formas de pagamentos não devem ser divulgados nas redes sociais dos médicos. Também não é permitido oferecer consultas ou avaliações grátis.
5 – Nas páginas das clínicas, hospitais, casas de saúde e outras instituições devem constar o nome do diretor técnico e sua inscrição no CRM.
6 – O médico pode divulgar nas suas redes sociais informações, entrevistas e publicar artigos, versando sobre assuntos médicos e afins estritamente educativos.
7 – O médico pode divulgar cursos e atualizações realizados, desde que relacionados a sua especialidade ou área de atuação devidamente registrada no CRM.
8 – Sempre que houver dúvida, o médico deverá consultar a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) dos CRMs, visando enquadrar o anúncio aos dispositivos legais e éticos.