>> Formulário de incrição

As normas e princípios éticos da publicidade médica serão discutidos na próxima sexta-feira (4), a partir das 18h, em um evento online, realizado pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB). O II Fórum de Publicidade Médica contará com palestras de profissionais do Marketing, do Direito e da Medicina. Durante o evento, que será transmitido pelo canal do CRM-PB no Youtube (www.youtube.com/crmparaiba), haverá também a posse dos novos membros da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do CRM-PB e o lançamento da cartilha digital “Orientações para uma boa publicidade médica”.

O objetivo do evento é informar aos profissionais de saúde e do marketing a melhor forma de divulgar seu trabalho sem infringir a Resolução CFM 2.126/2015 e o Código de Ética Médica, garantindo a proteção do profissional e da população. “A Medicina não é um comércio e sim uma prestação de serviço que tem a saúde do ser humano como objeto. A forma de informar o paciente e a sociedade sobre os avanços científicos e tecnológicos, assim como a maneira de divulgar a capacitação do próprio médico, não podem ultrapassar os limites éticos da profissão. Portanto, sensacionalismo, autopromoção e mercantilização do ato médico vão contra as regras da publicidade médica”, explica o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais.

Os médicos não podem, por exemplo, utilizar as redes sociais para a divulgação de preços e formas de pagamento, bem como promoções de serviços e clínicas médicas, usar fotos que mostram o “antes e depois” de cirurgias, tratamentos e procedimentos estéticos, mesmo que conte com a autorização do paciente. Também não podem usar fotos apelativas e divulgar procedimentos não reconhecidos pelo CFM. O médico também não deve permitir que seu nome seja incluído em concursos cuja finalidade seja escolher “o médico do ano”, “destaque”, “melhor médico” ou outras denominações que visam o objetivo promocional.

O presidente do CRM-PB acrescentou que há uma comissão em cada conselho de medicina que pode tirar dúvidas dos médicos sobre as regras da publicidade, a Codame. “Durante o evento também faremos o lançamento de uma cartilha de orientações, produzida pelos membros desta comissão, que explicará de forma simples e direta as regras da Resolução do CFM. O documento será digital e estará disponível aos profissionais, após o Fórum”, disse Roberto Magliano. A cartilha tem como autores os atuais membros da Codame Luciana Cavalcante Trindade, Arlindo Monteiro de Carvalho Júnior e Cláudio Orestes Britto Filho.

O Fórum será realizado de forma virtual, das 18h às 19h30. As inscrições são gratuitas, voltadas para profissionais e estudantes de Medicina, de Comunicação e de Direito, e podem ser feitas clicando  no link do formulário do evento. Além de ouvir as palestras, os participantes poderão enviar perguntas que serão respondidas pelos membros da Codame.

Programação

18h – Abertura e Cerimônia de Posse da Codame (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos) do CRM-PB
18h20 – Cenário atual da publicidade médica no estado da Paraíba – Dr Roberto Magliano de Morais (presidente do CRM-PB)
18h30 – Publicidade Médica – Erros e consequências jurídicas – Dr Rodrigo Nóbrega Farias (advogado do CRM-PB)