Temas importantes da área da saúde começaram a ser discutidos nesta quarta-feira (19), em João Pessoa, durante o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2014 (I ENCM 2014). O evento, que reúne cerca de 250 médicos, prossegue até a sexta-feira (21), no hotel Tambaú. O presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), João Medeiros Filho, destacou na abertura do Encontro a importância do momento para a reflexão sobre a profissão médica e a qualidade no atendimento médico.

“A Medicina é uma forma única de relacionamento, entre o abstrato e o concreto, entre a ciência e a humanidade. Temos que ter uma abordagem holística do homem e acabar com a base mercantilista da Medicina”, destacou João Medeiros, acrescentando que o evento vai discutir, entre outros pontos, as Eleições 2014, estratégia para o atendimento médico em situação de catástrofe na Copa do Mundo, trabalho médico no SUS, fiscalizações e formação médica.

A Filosofia da Medicina foi o tema escolhido para a primeira conferência do dia. O médico e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aníbal Gil Lopes, destacou a importância do médico como o profissional que cuida do indivíduo. “Quando o aluno sai da faculdade, o quanto ele sabe cuidar? Os médicos, hoje em dia, são técnicos que sabem usar uma metodologia. Temos médicos bem formados, mas que não sabem cuidar do cotidiano das pessoas”, disse o professor.

Aníbal Lopes ressaltou a necessidade dessa reflexão entre os médicos. “A educação deixou de ser um processo de conhecimento para ser um treinamento. Nunca refletimos. É nesse contexto que os conselhos federal e regionais cumprem sua tarefa e se tornam instrumentos de reflexão, de tomada de atitude e ações. Os conselhos fazem com que a prática médica seja revertida dos seus valores fundamentais: o cuidado, a verdade e a humanidade”, completou.

Boas vindas e expectativas

A abertura do I ENCM 2014, nesta quarta-feira (19), contou com a participação de cerca de 250 médicos. Para iniciar a solenidade foram convidados para compor a mesa o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto D’Ávila; o presidente do CRM-PB, João Medeiros Filho; a secretária adjunta de Saúde de João Pessoa, Bárbara Soares Pereira; o secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Carlos Figueira; o senador Cássio Cunha Lima; o presidente da Federação Brasileira das Academias de Medicina, José Leite Saraiva; o presidente da Academia Paraibana de Medicina, José Eymard Medeiros; o conselheiro federal pela Paraíba, Dalvélio Madruga; e o diretor do Centro de Ciências Médicas da UFPB, Eduardo Sérgio Sousa.

“Em tempos difíceis temos que estar preparados para os desafios. É isso que estamos fazendo: discutindo, planejando e cuidando de nossas estratégias. Durante este Encontro vamos discutir o que foi sugerido pelos conselhos regionais. Sejam todos bem vindos e tenhamos um ótimo trabalho”, afirmou o presidente do CFM, Roberto D’Ávila.

O senador Cássio Cunha Lima também fez o uso da palavra e destacou sua preocupação e atuação na aprovação do Projeto do Ato Médico. “Infelizmente, o ‘bisturi desastroso’ da presidente Dilma Roussef vetou o Ato Médico, após anos de reflexão da categoria. Mas encontros como esse são importantes para uma análise profunda sobre os destinos do país”, destacou o senador.