O Ministério da Saúde comemora na próxima segunda-feira, dia 1º de outubro, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano que, este ano, tem como slogan “Para você é leite, para a criança é vida. Doe leite, a vida agradece”. A iniciativa, instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, visa sensibilizar a população para a importância da doação de leite humano e celebrar a atuação da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano (RedeBLH-BR). Entre 2003 e 2007,o volume de leite humano coletado aumentou em 56,62% e a média de doadoras em 55,17%. Para o coordenador da RedeBLH-BR, vinculada ao Ministério da Saúde, João Aprígio, esse resultado reforça o compromisso do Ministério da Saúde em apoiar o trabalho da RedeBLH-BR como ação estratégica do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal. “ Além disso, o significativo aumento da doação é uma resposta dos bancos de leite humano ao nosso trabalho, provando que estamos no caminho certo”, acrescentou. Neste ano de 2007, acontecerá em Brasília o evento promovido pelo Ministério da Saúde para marcar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. A solenidade será realizada no auditório do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), a partir das 9 horas. Na ocasião, será anunciada a implantação do BLH-Web, o primeiro software livre desenvolvido pelo Datasus, em com parceria da Fiocruz, que será disponibilizado para os 27 Centros de Referência Estaduais de Bancos de Leite Humano do País. A ferramenta de gestão construída na perspectiva ISO 9000 reduz o custo operacional e amplia o nível de garantia de qualidade dos serviços. Isso possibilita, por exemplo, identificar a localização exata do leite armazenado mais adequado ao atendimento de necessidades específicas dos bebês, como alergias e intolerâncias alimentares. Os interessados em obter o BLH-Web devem acessar o endereço eletrônico www.redeblh.fiocruz.br. Também durante a cerimônia será divulgada a ampliação da RedeBLH-BR, com a implantação de mais cinco bancos de leite humano, nos estados de Alagoas, Maranhão, Piauí, Tocantins e Amazonas, elevando para 190 o número de unidades no Brasil. Atualmente estão em funcionamento 185 bancos de leite humano e 17 postos de coleta. A extensão da Rede implica num investimento do Ministério da Saúde da ordem de R$ 200 mil. Durante o evento de segunda-feira, será anunciada a ampliação de 25% da cobertura do Programa Nacional de Qualidade em Bancos de Leite Humano. Este programa faz parte do sistema de garantia de qualidade da RedeBLH-BR, que representa uma auditoria externa do sistema de controle de qualidade praticado pelos bancos de leite humano em sua rotina diária de trabalho. Nos estados, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano também será marcado por atividades de estímulo à doação de leite humano e pela divulgação das ações desenvolvidas pelos bancos de leite. O público-alvo é formado pelos coordenadores dos bancos nos estados e municípios, pelos profissionais que atuam nestes serviços e em instituições de saúde credenciadas como “Hospitais Amigo da Criança”, entidades de classe e corporações de bombeiros militares, entre outras. As corporações de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro e do Distrito Federal ocupam posição de vanguarda e liderança no volume de leite coletado no País. Por isso, estão entre as instituições homenageadas durante a solenidade. A parceria entre corporações de bombeiros militares com bancos de leite humano foi pioneira no DF. Já o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro destaca-se também pelo apoio em capacitação e planejamento estratégico que possibilitou a disseminação da parceria em pelo menos outros 11 estados brasileiros (RJ, SP, PR, PE, RN, MG, SC, BA, CE, PA e AP). No dia 05 de outubro, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano será marcado com Sessão Solene na Câmara dos Deputados. A solenidade foi proposta pelo deputado federal Colbert Martins Filho (PMDB/BA), responsável pela implantação do primeiro banco de leite humano da Bahia, no Hospital Cleriston de Andrade, localizado no município de Feira de S’antana. Diferente dos anos anteriores, em que artistas ou modelos foram indicadas como madrinhas da campanha nacional de doação de leite humano, essee ano a escolhida foi uma doadora do HRAN. Vanessa Macedo Motta emprestou sua imagem e a do filho Miguel, hoje com quatro meses de vida, para ilustrar os 50 mil cartazes e um milhão fôlderes da campanha que serão distribuídos a todos os bancos de leite humano do País, aos Hospitais Amigo da Criança; secretarias estaduais de saúde e secções regionais da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Política Nacional de Aleitamento Materno A realização de campanhas de estímulo ao aleitamento materno e à doação de leite humano é uma das ações da Política Nacional de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. As campanhas acontecem, anualmente,no Dia Nacional de Doação de Leite Humano, e na Semana Mundial da Amamentação no Brasil, na primeira semana de agosto. Também são ações da Política Nacional de Aleitamento Materno a promoção da amamentação na atenção básica de saúde; a ampliação e revitalização da Iniciativa Hospital Amigo da Criança; a realização de Pesquisa Nacional de Prevalência do Aleitamento Materno, e a consolidação e ampliação da RedeBLH-BR.