Uma extensa programação festiva, de troca de informações e ações sociais, com mais de mil atendimentos clínicos gratuitos, será realizada na Paraíba para comemorar o Dia do Médico. Serão cinco dias de atividades, entre palestras, confraternização, mutirão médico, além da cerimônia festiva de posse dos novos membros do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB). A programação tem início nesta quarta-feira (17) e prossegue até o dia 21, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos. O professor, médico e padre Aníbal Gil será o palestrante máster do evento, falando sobre “Humanidade nos dias atuais”.

“Organizamos uma ampla programação para atendermos aos médicos e sociedade civil de grande parte do Estado. Estamos comprometidos com os profissionais, mas também com a população em geral, por isso ofereceremos mutirões de atendimento médico nas cidades de Campina Grande e Patos”, ressaltou o presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), Roberto Magliano.

Nesta quarta-feira (17) acontecerão palestras, nas cidades de Campina Grande e Patos. Na primeira, no teatro Facisa, a partir das 17h, o professor e médico Dalvélio Madruga vai falar sobre “O futuro da Medicina para profissionais e estudantes”. Já em Patos, serão oferecidas três palestras, no auditório da Unimed, a partir das 18h30: “Desafios na implementação do curso de medicina em área de difícil acesso – Sertão”, com a coordenadora do curso de medicina das Faculdades Integradas de Patos (FIP) Paula Maia; “A saúde mental dos profissionais médicos na contemporaneidade”, com o psiquiatra Adriano Moura; e “Judicialização da relação médico-paciente e a responsabilidade civil do médico”, com o advogado Igor Mascarenhas.

Na quinta-feira (18), data em que se comemora o Dia do Médico, serão realizados os atendimentos clínicos gratuitos na FIP, em Patos, e em locais públicos de Campina Grande. À noite, em João Pessoa, haverá a cerimônia de posse festiva dos conselheiros do CRM-PB, com palestra do professor Aníbal Gil, sobre “Humanidade nos dias atuais”. Também haverá homenagens a profissionais médicos e a concessão da medalha de Humanidades Médicas Genival Guerra. Uma das homenageadas será a médica Andréa Gadelha, por seu trabalho em prol das causas sociais e humanitárias. No sábado e domingo acontecerão as comemorações festivas dos profissionais com festa no Paço dos Leões e feijoada no Clube dos Médicos.

Atendimento clínico – Médicos de Campina Grande e Patos farão atendimento gratuito à população no dia 18 (quinta-feira). Em Campina, deverão ser atendidas mais de mil pessoas em diversas especialidades médicas, como ginecologia, cardiologia, oftalmologia, endocrinologia, gastroenteorologia, dentre outros. Os atendimentos acontecerão em vários pontos da cidade, como Praça da Bandeira e Calçadão, durante todo o dia, a partir das 8h. Já em Patos, a previsão é que cerca de 120 pessoas sejam atendidas nas especialidades de ginecologia, dermatologia, pediatria, endocrinologia, reumatologia, neurologia e angiologia, na FIP, a partir das 8h.