19 de outubro de 2017

Entidades médicas paraibanas reuniram profissionais, familiares e amigos para comemorar o Dia do Médico, na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), na noite de 18 de outubro. O evento contou com homenagens, mesa redonda sobre Medicina e Direito, além do lançamento de livros.

Presidente do CRM-PB João Medeiros faz  abertura da solenidade em comemoraes do dia do médico

Para o presidente do CRM-PB, João Medeiros Filho, apesar das dificuldades que a classe vem enfrentando nos últimos anos, esta é uma data a ser comemorada. “Os avanços da Medicina, o aumento da expectativa de vida e a dedicação das equipes de saúde são fatores que merecem comemoração. Precisamos estar sempre unidos para superar as dificuldades e trabalhar pelos interesses da sociedade e da nossa categoria”, disse.

O tema do evento deste ano foi “Medicina e Direito” e contou com uma mesa redonda, presidida por João Medeiros e com participação do médico paraibano Guilherme Sarinho, além dos juristas Marianna Chaves e Eduardo Dantas. Sarinho fez uma explanação sobre a História da Medicina, tema de seu livro lançado no evento.

Mesa rededonda abordou o tema Medicina e Direito

Marianna e Eduardo falaram sobre a Reprodução Humana assistida no Brasil e o Gerenciamento do risco legal na atividade médica. “Para gerenciarmos o risco da judicialização é preciso que o médico informe e ouça o paciente, para evitar mal entendidos no futuro”, destacou Eduardo Dantas.

Antes do início das discussões da mesa redonda, sete médicos paraibanos foram homenageados na solenidade. “A prática da Medicina é uma manifestação do nosso amor ao próximo. Esta noite vamos homenagear colegas que trouxeram benefícios para a Medicina e a sociedade paraibana. Com esse reconhecimento estendo a todos os médicos paraibanos a homenagem pela passagem do seu dia”, afirmou o presidente do CRM-PB.

Profissionais amigos e familiares participaram da solenidade

Os médicos homenageados foram: Antônio Carneiro Arnaud, Antônio Cristóvão de Araújo Silva, Danilo de Lira Maciel, Francisco de Assis dos Anjos, Ivan Rodrigues de Carvalho, Marco Aurélio de Oliveira Barros, Sérgio Segundo Maia Vasconcelos.

União de entidades – A solenidade no CRM-PB contou com a participação dos representantes das entidades médicas paraibanas que parabenizaram os profissionais pelo seu dia. Além do presidente do CRM-PB, estavam presentes o conselheiro federal Dalvélio Madruga, o presidente do Sindicato dos Médicos Adriano Sérgio, a presidente da Associação Médica Débora Cavalcante, o presidente da Academia Paraibana de Medicina Ricardo Maia, além do deputado Janduhy Carneiro e o presidente do Sicred João Bezerra. O segundo secretário do CRM-PB, Walter Azevedo, foi o mestre de cerimônias da solenidade.

Livros – O evento foi finalizado com o lançamento de três livros: “História da Medicina” (Guilherme Sarinho), “Beijo Roubado” (Lenísio Bragante) e “Aspectos Jurídicos da Reprodução Humana Assistida” (Eduardo Dantas e Marianna Chaves).

A solenidade contou com lançamento dos livros História da Medicina, do médico Guilherme Sarinho, e Beijo Roubado, do médico Lenísio Bragante