A programação da Semana do Médico iniciou, nesta quinta-feira (17), com o ciclo de palestras. A primeira mesa redonda debateu as pressões da vida acadêmica (dra Joacilda Nunes), as perspectivas pós faculdade (reitora Margareth Diniz) e contou ainda com o depoimento do aluno de medicina Paulo Assis Neto, que vende tapiocas para ajudar a renda familiar.

Na abertura do evento, o presidente do CRM PB, Roberto Magliano de Morais, destacou que o conselho deve se aproximar cada vez mais das universidades e dos estudantes. “Priorizamos na programação deste ano assuntos que abordem o médico como um ser humano integral”‘, disse o presidente.

O segundo ciclo de palestras discutiu o tema Ser Médico e suas implicações em três dimensões – somática, psicológica e espiritual”. Os médicos Francisco Orniudo Fernandes, Klécius Leite e Maria do Desterro Leiros trouxeram excelentes reflexões sobre cada uma das dimensões que englobam o ser humano.

Após o encerramento desta mesa redonda, o ator Sebastião Formiga apresentou o monólogo “Sinto falta do meu antigo doutor”, interpretando um texto em que o paciente vindo de interior busca ajuda médica e sente falta de um contato mais próximo e acolhedor do médico

Já na terceira mesa redonda, com o tema “O ser humano integral e sua identidade sexual”, o médico psiquiatra Charlles Lucena falou sobre “Como se forma o ‘self’” e o médico ginecologista e professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Olímpio Moraes Filho, sobre “O ato médico frente às novas demandas da identidade de gênero”. A mesa redonda contou ainda com a participação da fisioterapeuta e transexual Andreina Gama Gomes, que compartilhou sua experiência atuando no ambulatório do Hospital Clementino Fraga com o público LGBT e seu processo transxualizador, desde a infância até a vida adulta.