Discussões sobre a organização e a representação dos médicos brasileiros encerraram o XI Encontro Nacional das Entidades Médicas, promovido entre 6 e 8 de junho (08/06/07), em Brasília. O presidente da AMB, José Luiz Gomes do Amaral, iniciou a conferência apresentando o modelo de organização para a entidade única dos médicos, baseado no funcionamento da Associação Médica Mundial. No entanto, ressaltou que “é necessário sermos cautelosos ao discutirmos a representação médica para não colocá-la em risco, nem comprometer os avanços que já conseguimos”. O presidente da AMB propôs também a realização de um fórum específico para discutir o assunto. Para Eduardo Santana, presidente da Federação Nacional dos Médicos, é fundamental para que a categoria médica seja fortalecida perante a sociedade, sem abrir mão de sua unidade política. “É imprescindível que a unidade política seja preservada”, destacou. O presidente do Conselho Federal de Medicina, Edson de Oliveira Andrade, defendeu que a questão deve ser debatida respeitando o contraditório, para que se possa ter a unidade para a diversidade. “Estamos querendo neste momento desencadear o processo real com todos os médicos e instâncias médicas, para que possamos construir uma unidade real e concreta”. A exemplo do presidente da AMB, ele também propôs que a discussão sobre o assunto seja específica, em fórum exclusivo para o assunto. A proposta aprovada pela plenária sobre o assunto inclui, ainda neste segundo semestre, uma consulta às bases e, no início de 2008, um fórum nacional para discutir a questão. Após os debates, a plenária aprovou a “Carta de Brasília”, documento que resume as principais propostas da categoria discutidas durante o XI ENEM, nota oficial sobre médicos peritos, publicada em jornais de São Paulo, Minas Gerais e Brasília, além de várias moções de apoio e repúdio.