As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de João Pessoa registraram um aumento do número de pacientes com sintomas relacionados à gastroenterite viral, conhecida como “doença da mosca”, na primeira quinzena do mês de março deste ano. “É uma doença comum, especialmente no período do ano no qual há uma maior quantidade de chuvas e maior quantidade de insetos, não apenas moscas, que transportam os patógenos como vírus, bactérias ou parasitas”, explica a gastroenterologista pediátrica Adriana Benavides.

Formada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com residência médica em Pediatria pela Universidade de Mato Grosso do Sul (UFMS), residência em Gastroenterologia Pediátrica no Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba (PR), cursos de Endoscopia e Gastroenterologia, além de Mestrado na Escola Paulista de Medicina (EPM), Adriana é atualmente médica do Hospital Arlinda Marques em João Pessoa, do serviço de endoscopia do Amip e da Clínica Cabo Branco, além de professora do Unipê.

“Sou de Fortaleza, mas quando terminei a faculdade fiquei fora do Ceará continuando os estudos. Sempre senti falta de estar no Nordeste e, na época, João Pessoa era a melhor escolha. Adoro a cidade, sempre passava férias aqui. O nordestino sempre tem essa vontade de ‘voltar para casa’”, afirma Adriana. Na entrevista a seguir, além da “doença da mosca”, ela fala sobre os principais problemas gastrointestinais em crianças, como preveni-los, endoscopia em pacientes pediátricos, dos sintomas gastrointestinais na covid-19 e do amor pelo Nordeste.

Quais problemas gastrointestinais são mais comuns em crianças? Há como preveni-los?

Constipação, refluxo, dor abdominal, diarreia crônica, distensão abdominal. Algumas patologias são preveníveis, com hábitos de vida adequados, com promoção à saúde e seguimento regular da criança. Em outras patologias como, por exemplo, doença celíaca e doenças inflamatórias intestinais, o diagnóstico precoce é fundamental para garantir o tratamento e consequentemente adequado crescimento e desenvolvimento do paciente pediátrico.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de João Pessoa vêm registrando um crescimento do número de atendimentos a crianças com a “doença da mosca”. O que é esta doença e como se manifesta?

É uma doença comum, especialmente no período do ano no qual há uma maior quantidade de chuvas e maior quantidade de insetos, não apenas moscas, que transportam os patógenos como vírus, bactérias ou parasitas. Esses germes pousam em áreas contaminadas e depois em alimentos. Cientificamente corresponde à gastroenterite aguda ou doença diarreica aguda. As manifestações clínicas mais frequentes são febre, cólicas, náuseas, diarreia, vômitos, além de desidratação nos casos mais graves. Os cuidados com higiene das mãos e dos alimentos é imprescindível para a prevenção da “doença da mosca”.

Quais são as indicações para a realização de endoscopia em pacientes pediátricos?

As primeiras endoscopias na faixa etária pediátrica somente foram realizadas na década de 70. O aumento do número de doenças do trato digestivo em crianças, além do surgimento de aparelhos de menor calibre, tornou a endoscopia digestiva alta um procedimento essencial para a investigação de inúmeras doenças.

A covid-19 também pode apresentar sintomas gastrointestinais? Quais são os mais comuns?

Sim. A covid-19 pode apresentar sintomas do trato gastrointestinal isolados ou associado ao quadro respiratório. O quadro pode se manifestar em todas as faixas etárias com náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia. Em recém-nascidos, a recusa alimentar é um achado comum. Ressalta-se ainda a transmissão fecal oral da covid-19. Portanto, a prevenção da transmissão por esse meio deve ser considerada.

A sra é de Fortaleza, mas escolheu João Pessoa para seguir sua carreira médica. Quais foram os atrativos da capital paraibana?

Sou de Fortaleza, terminei a faculdade de Medicina e fui continuar meus estudos fora do Ceará, mas sempre com a falta de estar no Nordeste. Sempre quis voltar para o Nordeste, para minhas raízes. Como minha irmã já morava em João Pessoa, eu vinha sempre de férias, adorava a cidade. Na decisão de voltar para o Nordeste, João Pessoa certamente foi a melhor escolha. Depois meus pais mudaram para cá também.