O diretor de fiscalização do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), Bruno Leandro de Souza, visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr Raimundo Maia, no Alto Branco, em Campina Grande, na última segunda-feira (25), para conhecer o projeto piloto de teleatendimento, implantado recentemente pela prefeitura. A UPA Dr. Adhemar Dantas (Dinamérica) também contará com o mesmo serviço.
O Campina Telemedicina funciona em consultórios das duas UPAs, onde um profissional de enfermagem auxilia o paciente no contato com o médico por meio de comunicação digital, mediada por uma tela, uma câmera e um sistema de som. Os pacientes classificados com perfil verde e azul são comunicados da possibilidade de atendimento por teleconsulsta e, se aceitarem, é feito o atendimento remoto.
Bruno Leandro afirmou que o projeto tem base legal, por Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que prevê a teleconsulta e o telediagnóstico, além do atestado médico e as receitas expedidos com certificação digital.