Diante da suspeita de que funcionários da Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, estavam infectados pelo coronavírus, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) esteve na unidade de saúde, no início da tarde desta terça-feira (24), para se solidarizar com os profissionais de saúde e ver in loco as medidas tomadas pela Secretaria Estadual de Saúde. Pela manhã, o CRM-PB solicitou aos médicos que não deixassem de comparecer a seus plantões e postos de trabalho e também denunciassem as unidades de saúde que não possuem Equipamento de Proteção Individual (EPI).

No final da manhã desta terça, a SES anunciou que faria a desinfecção da maternidade e o fechamento por 24 horas. “A SES resolveu, acertadamente na opinião do Conselho, interromper o funcionamento da maternidade e iniciar uma desinfecção profunda no ambiente. Com isso a população terá que procurar outros hospitais da rede, mas é fundamental para preservar a condição de trabalho e saúde dos profissionais da maternidade e proteger a população”, ressaltou o vice-presidente do CRM-PB, Antônio Henriques. Ele explicou que por 24 horas, a maternidade não receberá novos pacientes, as que estavam estáveis teriam alta hospitalar e as demais serão isoladas.

O vice-presidente acrescentou que, desde o início da manhã, o CRM está intermediando uma solução para a crise que se instalou no hospital, após o anúncio do falecimento de uma funcionária da maternidade, suspeita de estar com o Covid-19. “Logo pela manhã, quando soubemos do problema, entramos em contato com os colegas médicos e os orientamos a não faltarem. É verdade que estamos em um momento de tensão e nervosismo, mas não podemos esquecer da nossa missão de prestar assistência à população que necessita”, acrescentou.

Ele também solicitou aos médicos que denunciem a falta de EPIs nos estabelecimentos de saúde. “Não havendo EPI para atender um paciente suspeito, o médico deve registrar isso em seu prontuário, comunicar ao diretor técnico e ao CRM. Mas não pode se ausentar do seu posto de trabalho”, disse.