O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) solicitou à Secretaria de Saúde de João Pessoa que inclua no Plano de Imunização Municipal, como prioridade absoluta, os médicos com idade igual ou superior a 60 anos para vacinação contra o novo coronavírus.

Conforme o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais, como não existe ampla disponibilidade da vacina para atender a toda população, o objetivo principal da imunização tem sido reduzir a morbimortalidade pela Covid-19, bem como manter o funcionamento da força de trabalho dos serviços de saúde.

“Os profissionais de saúde atendem a pacientes em ambientes de pandemia sustentada e estão, evidentemente, mais expostos ao risco de adquirir a infecção pelo Sars-Cov-2. Como cerca de 70% das mortes por Covid-19 no Brasil ocorre em pessoas com mais de 60 anos, os médicos nessa faixa etária estão incluídos em dois grupos de riscos. O médico idoso, em atividade, mesmo que não esteja na linha de frente, tem maior probabilidade de adquirir a forma grave da doença e morrer”, explicou o presidente do CRM-PB.

No ofício, encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (27), o CRM-PB informa que há 1.423 médicos com 60 anos ou mais registrados no Conselho. No documento, o CRM-PB ainda coloca a sede da autarquia à disposição da SMS para funcionar como local de aplicação de vacina para este grupo prioritário.