A unidade está interditada eticamente para o trabalho médico desde setembro de 2021 e os problemas ainda não foram sanados

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) fiscalizou novamente a Unidade Básica de Saúde Integrada Rosa de Fátima, no bairro de Paratibe, em João Pessoa, e renovou a interdição ética do trabalho médico, no dia 13 de junho. A unidade está interditada pelo CRM-PB desde setembro de 2021 e, por ainda não ter resolvido as inconformidades relatadas pelo Conselho, os médicos continuam impedidos de prestar os seus serviços.

Apesar de iniciada a reforma da unidade, ainda faltam equipamentos básicos, mobiliário e climatização. A sala de curativos continua com mofo e infiltrações, os consultórios de enfermagem sem privacidade e com mobiliário enferrujado, sala de vacina sem climatização e há irregularidades no setor de esterilização, já que problemas na rede elétrica impedem de ligar as autoclaves.

Nos consultórios médicos faltam equipamentos básicos como estetoscópio adulto e infantil, otoscópio, oftalmoscópio, lanterna clínica para exame, lençóis para as macas, biombo ou outro tipo de divisória, toalhas de papel, sabonete líquido, luvas descartáveis. Na sala de procedimentos e curativos não há solução fisiológica, solução glicosada, suporte para soro, toalhas de papel, álcool em gel e material para assepsia.

A fiscalização do CRM-PB também observou que faltam equipamentos e medicamentos mínimos para o atendimento de intercorrências, como desfibrilador externo automático, cânulas orofaríngeas, oxímetro de pulso e medicamentos para parada cardiorrespiratória e anafilaxia.

Na UBS integrada funcionam quatro equipes: Mussumago 1 e 2, Paratibe e Sonho Meu. O atendimento médico das unidades Mussumago 1 e 2 foram transferidas para a Associação de Mussumago. O atendimento da unidade Sonho Meu está ocorrendo na Associação Sonho Meu e o de Paratibe foi alocado na USF Parque do Sol. O relatório do CRM-PB já foi entregue ao gestor municipal para que sejam tomadas as providências necessárias.