O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) realizou, neste sábado (16), em sua sede, em João Pessoa, o I Fórum em Defesa de Atos Médicos Exclusivos. Conselheiros, representantes de especialidades médicas da Paraíba e de outros estados, assessores jurídicos do CRM-PB e do CFM, Agevisa e promotores de Justiça discutiram as invasões de atuação em atos médicos, os riscos para a sociedade, como agir e as atuações do CRM, da Vigilância Sanitária e do Ministério Público.
“O Fórum foi de extrema relevância. Nós, do CRM-PB, estamos atentos e atuantes na defesa do ato médico e da sociedade”, afirmou o presidente do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, que fez a abertura do evento. A corregedora do CRM-PB, membro da Comissão de Defesa de Atos Médicos Exclusivos e organizadora do evento, Luciana Trindade, ressaltou a qualificação dos palestrantes e a troca de aprendizados. “O Fórum foi uma das estratégias do CRM para garantir a segurança das pessoas e a defesa da valorização do trabalho médico, o único profissional habilitado para diagnosticar e tratar doenças”, disse a corregedora.
Dentre os palestrantes estavam o assessor jurídico do CRM-PB, Rodrigo Farias, que falou sobre a Lei do Ato Médico e as denúncias recebidas pelo CRM-PB; a assessora jurídica do CFM, Danyella Lopes, que falou sobre atualização dos processos jurídicos; o diretor geral da Agevisa, Geraldo Medeiros, falou sobre a atuação da Vigilância Sanitária; além dos representantes de especialidades médicas que falaram sobre a invasão de atuação no ato médico e os riscos para a sociedade.
Também profiram palestras o representante da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Sérgio Palma; o representante da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Eraldo Arraes; o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Newton Andrade Júnior; o presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Fábio Guerra; e o promotor de Justiça, Leonardo Assis.