O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) realizou, nos dias 10 e 11 de junho, o curso teórico e prático de “Urgência e Emergência Pediátricas”, na cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano. A capacitação é uma atividade do programa de Educação Médica Continuada do CRM-PB, em parceria com a Sociedade Paraibana de Pediatria, e faz parte das ações acordadas com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, a Secretaria Estadual de Saúde, o Hospital Universitário Júlio Bandeira e a prefeitura de Cajazeiras, para melhorar o atendimento pediátrico na região. No mês de maio, o CRM-PB visitou o município, constatou a falta de assistência adequada à saúde infantil e propôs soluções, dentre elas, a capacitação de médicos.

O curso foi realizado no campus de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e foi ministrado por três pediatras: Katia Laureano dos Santos, Jéssica Laureano Martins e Maria das Neves Batista Chianca. Estiveram presentes na abertura do treinamento o gerente de Ensino e Pesquisa da UFCG, Francisco Gonçalves Figueiredo, o chefe da Divisão de Gestão, José Dilbery da Silva, a diretora do campus da UFCG em Cajazeiras, Kennya Abrantes, e a chefe da Gestão de Ensino do HUJB, Thaise de Abreu Brasileiro Sarmento.