webinar-drrui02Nesta semana, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) realizou diversas atividades na programação do Mês do Médico. Na segunda-feira 18, Dia do Médico, em uma solenidade online, foram realizadas homenagens aos médicos com mais de 80 anos de idade e 50 anos de Medicina, com a entrega do Diploma Mérito Ético Profissional. Na quinta-feira (22), o professor doutor Rui Nunes, da Universidade do Porto (Portugal) proferiu a palestra “O Médico do Século XXI”, em uma conferência online transmitida ao vivo pelo youtube e que está disponível no canal do CRM-PB. Na sexta-feira (22), às 19h, haverá ainda a posse de membros de Câmaras Técnicas e, na próxima semana, haverá o lançamento de livros escritos por médicos paraibanos. A programação do Mês do Médico teve início no dia 1º e prossegue até o dia 28.

A cerimônia da entrega do Diploma Mérito Ético Profissional, no dia 18, foi conduzida pelo presidente João Modesto Filho e contou com a participação da segunda vice-presidente Débora Cavalcanti e do corregedor Klécius Fernandes. “Por vários anos, nós médicos acompanhamos progressos, com a Ciência dando passos largos e apresentando avanços inquestionáveis”, ressaltou João Modesto Filho, na abertura do evento, citando cada etapa da evolução da Medicina e os benefícios para a população.

“Hoje fazemos o reconhecimento do trabalho de cada um de vocês para a sociedade. Ser médico é tarefa para seres humanos especiais. Por isso, meus parabéns a todos vocês por todos esses anos de vida e perseverança na Medicina”, acrescentou o presidente do CRM-PB.
Débora Cavalcanti e Klecius Fernandes nominaram os homenageados e parabenizaram todos pela participação e pelos anos de vida dedicados a seus pacientes. “Para mim, é um prazer e honra participar desse grande evento. Nossos decanos são nosso espelho, nosso exemplo, grandes professores da vida. É uma emoção homenageá-los, este é um momento histórico”, disse Klecius Fernandes.

Débora Cavalcanti também parabenizou os médicos pelo dia, ressaltou a programação durante todo o mês de outubro em homenagem a estes profissionais e apresentou o programa “Médicos sem Jaleco”, que mostra habilidades dos médicos paraibanos quando não estão com seus pacientes. “O CRM também se preocupa com o bem-estar do médico e criou este programa para apresentar e incentivar outras atividades além da medicina, que recarregam nossas energias e nos dão sustentação para melhor atendermos nossos pacientes”, disse.

Durante o evento foi apresentado um vídeo com o resultado da Oficina de Pintura, promovida pelo “Médicos sem Jaleco”, no dia 9 de outubro. A aula de pintura com espátula sobre tela foi ministrada pelo médico Marcelo Braga e foi uma das atividades do Mês do Médico.

Os médicos homenageados neste dia 18 expressaram sua emoção e felicidade em serem reconhecidos por seus anos de trabalho e dedicação à Medicina. Diversos participaram da sala de conferência e alguns fizeram o uso da palavra para agradecer a homenagem, como os doutores e doutoras: Marinetti Bezerra, Juvêncio de Almeida Filho, Péricles Serafim Filho, Manuel Cabral de Andrade Júnior, Silvino Chaves, Laudiceia Brandão, Océlio Cartaxo e Juracy Arruda.

Webinar sobre “O Médico do Século XXI”
Na noite da quinta-feira (21), o professor doutor Rui Nunes, da Universidade do Porto (Portugal), proferiu a palestra “O Médico do Século XXI”, como parte da programação do Mês do Médico. O webinar foi mediado pelo presidente do CRM-PB, João Modesto Filho, pela segunda vice-presidente Débora Cavalcanti, e contou com a participação da primeira secretária Luciana Trindade e do tesoureiro Heraldo Rocha.

João Modesto abriu o evento falando da satisfação em receber o professor catedrático da Universidade do Porto e lembrou que o CRM-PB vem comemorando o Dia do Médico durante todo o mês de outubro. “O tema desta noite é de extrema importância. As transformações tecnológicas têm afastado os homens, os médicos de seus pacientes? Isso é verdade?”, questionou, agradecendo a presença de diretores, conselheiros e demais espectadores.

Débora Cavalcanti ressaltou a honra em receber o seu atual professor do Mestrado em Bioética, pela Universidade do Porto. “O professor é um vanguardista. Ele tem como missão difundir a Bioética, que é uma ciência nova e que atinge diversas áreas do conhecimento”, ressaltou.

O professor doutor Rui Nunes iniciou sua palestra agradecendo a oportunidade, ressaltando que o mundo não será mais igual após a pandemia da covid-19 e enfatizou a importância do trabalho médico. “O médico do século XXI tem que olhar para o futuro, antecipá-lo e escolher o lado certo da história”, disse. Ele citou quatro características imprescindíveis para o médico do século XXI: alta competência técnica, estar atento às tecnologias, ter responsabilidade social e ser um bom gestor de recursos.

“A pandemia nos mostrou que há esforços que são coletivos. Felizmente, a população de Portugal mostrou um senso cívico importante, com a consciência que era preciso de vacinar contra a covid-19 para se proteger e também os outros, e é um exemplo mundial. Nós, médicos, temos uma responsabilidade pública, em colaborar com o bem-estar da população, combatendo a desinformação”, destacou.