A partir desta quinta-feira (16), os médicos paraibanos iniciam as comemorações pelo seu dia. O Dia do Médico é comemorado nacionalmente em 18 de outubro (sábado), mas nesta quinta, haverá uma sessão solene no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) para o lançamento de três livros escritos por médicos, iniciando a programação alusiva à data. No sábado (18), os médicos participarão da posse da nova diretoria da Associação Médica da Paraíba (AMPB), que será presidida pelo dermatologista, Otávio Sérgio Lopes. A posse contará com a presença do presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, e será também do CRM-PB.

Os livros que serão lançados na quinta-feira são de autoria dos médicos Astênio Fernandes (Transplantes Penetrantes Sílico-Desidratados na Perfuração de Córnea), Manoel Jaime Xavier Filho (As cidades somos nós) e Lenísio Bragante de Araújo (Vida em contramão). As publicações foram produzidas com recursos do fundo editorial do Conselho. A solenidade acontecerá a partir das 20h, na sede do CRM.

Já na segunda-feira (20), o programa “CBN João Pessoa” será transmitido da sede do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB). Das 9h às 12h, serão discutidos temas importantes para categoria e para população. Na primeira fase do programa, representantes das entidades médicas irão debater sobre a “Política de Saúde. Já no segundo bloco, médicos de diversas especialidades irão prestar serviço à comunidade, esclarecendo dúvidas e oferecendo orientações em saúde preventiva de diversas especialidades.

“Apesar das dificuldades que a classe médica vem enfrentando nos últimos anos, com a falta de condições adequadas de trabalho e da sua precarização, estamos otimistas com o futuro”, ressaltou o presidente do CRM-PB, João Medeiros Filho.

A Paraíba conta, atualmente, com cerca de 5,2 mil médicos em atividade. 60% concentrados em João Pessoa e 21% em Campina Grande. O Estado possui cerca de 1,8 médico para cada grupo de 1.000 habitantes e nove escolas médicas. Anualmente, graduam-se mais de 600 médicos na Paraíba. A previsão é que nos próximos seis anos, cerca de 1.000 médicos se formem por ano no Estado.

Posse na Associação Médica
A Associação Médica da Paraíba irá comemorar os seus 90 anos de fundação e empossar sua nova diretoria, no próximo sábado (18), Dia do Médico, na sede do CRM-PB. A associação terá como presidente o dermantologista Otávio Sérgio Lopes e como vice a mastologista Débora Cavalcanti. Durante a solenidade serão homenageados os médicos Wilberto Trigueiro, Gilson Guedes, Joaquim de Paiva Martins, André Pacelli, Pedro Cordeiro, Augusto Almeida Filho (in memoriam), Maria de Lourdes Pessoa (in memoriam) e o professor da UFPB, Marcos Lia Fook.