opera-paraibaO médico representante do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), na região do Vale do Piancó, Ruan Ribeiro Garrido, participou da abertura do programa “Opera Paraíba”, no Hospital Regional Wenceslau Lopes, neste sábado (02). Juntamente com a diretora do hospital, Inez Leite, ele deu as boas-vindas aos médicos de João Pessoa e Campina Grande que estiveram no município para realizar cirurgias eletivas, em mais uma etapa do programa do governo do estado que tem por objetivo reduzir as filas de espera por estes procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Piancó, foram realizadas 56 cirurgias de colescistectomia (vesícula), hernioplastia e histerectomia de pacientes dos 18 municípios do Vale do Piancó. “Este é um programa muito importante para os paraibanos. Com a pandemia de covid-19 diversas cirurgias eletivas deixaram de ser realizadas. Agora, com a redução da ocupação de leitos dos pacientes covid, as demais doenças precisam ser tratadas”, afirmou Ruan. De acordo com levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), entre 2019 e 2020, houve uma redução de 87 mil cirurgias eletivas na Paraíba.

Ruan Garrido acrescentou que, recentemente, após visita do CRM-PB ao hospital regional, o bloco cirúrgico do Wenceslau Lopes foi reformado. “Foi instalado um novo foco na sala de cirurgia e feitos outros ajustes. O CRM-PB solicitou alguns reparos e a direção do hospital fez os entendimentos com a Secretaria Estadual de Saúde”, explicou.

O programa Opera Paraíba foi iniciado em 2019 e suspenso em 2020, devido à pandemia. Com a queda de demanda de internações por covid, o programa foi retomado em agosto deste ano e, deste período até agora, 2.054 pessoas do estado já foram beneficiadas com os procedimentos oferecidos. Doze hospitais da rede estadual integram a força-tarefa.