O presidente do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, e o membro da Câmara Temática do Médico Jovem do CRM-PB, Fernando Melo Neto, participaram, nesta quinta-feira (29), do III Webinar de Integração do Médico Jovem, realizado pelo CFM, em Brasília.
Bruno Leandro, que também coordena a Comissão de Integração do Médico Jovem do CFM, fez a abertura do evento e ressaltou que os temas abordados no webinar preocupam hoje os médicos de todas as idades e não apenas os recém-formados, “pois a realidade nos impõe uma renovação contínua”. Argumentou, também, que hoje o empreendedorismo médico não é uma opção, mas uma necessidade.
Fernando Melo proferiu a palestra sobre “O papel das entidades médicas na proteção dos interesses da medicina e da sociedade”. Ele falou sobre as atribuições e competências de cada entidade. “Os médicos precisam conhecer cada uma delas. Todas, com suas características específicas e áreas de atuação distintas, trabalham em um único sentido: o fortalecimento da medicina e a proteção da sociedade”, disse.
O evento também contou com a participação da farmacêutica da UFPB e consultora em gestão de clínicas médicas, Thaísa Leite Rolim Wanderley, que defendeu uma maior apropriação, por parte dos médicos, dos assuntos relacionados ao empreendedorismo. A palestrante ressaltou que, ao pensar em abrir uma clínica, o médico deve pensar na estrutura física, no fluxo de caixa, no marketing, na formação de uma equipe capacitada e na gestão.
“IA para o médico jovem: aspectos éticos” foi o tema da última palestra do evento, ministrada pela nefrologista e conselheira da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, Paula Fuscaldo Calderon. Em sua fala, ela enfatizou que a IA não vai substituir o médico, mas que será preciso usá-la a favor da medicina.




