A segunda vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), Débora Cavalcanti, está participando do maior evento mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde, até o próximo dia 10 de março, na cidade do Porto, em Portugal. O 14º Congresso Mundial é uma iniciativa da Cátedra Internacional da Bioética e conta com a segunda vice-presidente do CRM-PB, doutoranda em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, como membro da comissão organizadora no grupo de Portugal.

O atual tesoureiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), eleito para a presidência e pós-doutorado em Bioética, José Hiran Gallo, também participa do evento. O professor dr da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e presidente da Associação Portuguesa de Bioética, Rui Nunes, preside o Congresso.

O Congresso teve início no dia 7 de março e está discutindo diversos temas da atualidade nestas áreas, com destaque para a revisão do Código de Ética Médica Internacional e a limitação à objeção de consciência dos médicos em caso de interrupção voluntária da gravidez. O evento irá discutir também outros assuntos como os aspectos éticos da e-Medicina, os direitos dos imigrantes, o Holocausto e “Medicina de gueto”, os abusos sexuais de crianças, a ética ambiental, os desafios da reprodução assistida e as questões relacionadas com o início e o fim da vida, como a eutanásia.

“Este é um grande evento, importantíssimo para a comunidade médica do mundo todo, em que tenho a honra de participar. Faço parte da comissão organizadora pelo grupo de Portugal, apresentando trabalhos e presidindo mesas, uma experiência profissional incrível”, afirmou Débora Cavalcanti.