O presidente do CRM-PB, João Medeiros, participou, nesta quarta-feira (22), da solenidade de assinatura do termo de compromisso dos candidatos a prefeito de João Pessoa e de Campina Grande com a Organização das Nações Unidas (ONU) e com o ‘Movimento Nós Podemos Paraíba’. O evento ocorreu na sede do CRM-PB, que é parceiro da iniciativa na Paraíba.
Onze dos 14 candidatos à gestão municipal de João Pessoa e Campina Grande compareceram ao evento e prometeram ações voltadas para atingir os oito objetivos do milênio: acabar com a extrema pobreza e a fome, promover a igualdade entre os sexos, erradicar doenças que matam milhões e fomentar novas bases para o desenvolvimento sustentável dos povos.
Antes de iniciar a solenidade, o representante da ONU, Jorge Chediek, e a presidente da Fundação Solidariedade e secretária executiva do ‘Nós Podemos Paraíba’, Beatriz Ribeiro, se reuniram com o presidente do CRM-PB, João Medeiros, que falou sobre a situação da saúde pública da Paraíba e destacou os principais problemas enfrentados no Estado. “Dos oito objetivos do milênio, três estão relacionados à saúde. Não poderíamos deixar de apoiar um compromisso como este”, disse João Medeiros.
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio surgiram da Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada pelos 191 estados membros no dia 8 de setembro de 2000. Criada em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 90 (sobre meio-ambiente e desenvolvimento, direitos das mulheres, desenvolvimento social, racismo, etc.), a Declaração traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste século.
Entidades governamentais, empresariais e da sociedade civil estão procurando formas de inserir a busca por esses Objetivos em suas próprias estratégias. O esforço no sentido de incluir esses Objetivos do Milênio em agendas locais de Direitos Humanos é uma forma criativa e inovadora de valorizar e levar adiante a iniciativa.