A segunda vice-presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), Débora Cavalcanti, participou, na manhã desta quarta-feira (3), da audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que discutiu os serviços de oncologia no estado. A audiência foi proposta pelo deputado Wilson Filho e contou com a participação de representantes de diversas instituições, como Secretaria Estadual de Saúde, Cosems, Defensoria Pública, OAB-PB, Fundação PB Saúde, Hospital Napoleão Laureano, Hospital São Vicente de Paula, Fundação Assistencial da Paraíba, ONGs, além de profissionais de saúde.

“Parabenizo a realização desta audiência sobre um tema tão importante. Ressalto que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para salvar vidas, além do acolhimento e apoio psicológico. O CRM-PB está à disposição para contribuir no que for necessário e apoiar os médicos que estão na linha de frente contra o câncer”, afirmou Débora Cavalcanti.

Durante a audiência, o secretário de Saúde da Paraíba, Jhonny Bezerra, fez uma apresentação sobre a rede de atenção às doenças oncológicas, mostrando a falta de regulação unificada e a falta de dados sobre os pacientes que aguardam diagnóstico, rastreio e cirurgia. Ele também falou do programa “Paraíba contra o câncer”, que será lançado na próxima semana pelo governo do estado.

A presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Soraya Galdino, também fez uma apresentação, mostrando o número de casos previstos pelo Inca para o estado, além de salientar a demora em todas as etapas: diagnóstico, triagem, consulta especializada e tratamento. Ela também fez um apelo por uma regulação mais eficaz para os pacientes com câncer na Paraíba.