Os médicos anestesistas e as secretarias de Saúde de João Pessoa e Paraíba entraram em um acordo acerca da remuneração dos profissionais, na sexta-feira, 20 de julho. A polêmica entre as partes teve início no mês de abril, quando os médicos solicitaram, formalmente, o descredenciamento do Sistema Único de Saúde dos hospitais particulares e filantrópicos de João Pessoa. O Conselho Regional de Medicina/seção Paraíba participou das negociações desde o início da questão e convocou, no dia 8 de maio deste ano, representantes da entidades médicas envolvidas, os gestores públicos e o Ministério Público, para uma reunião em sua sede. O presidente do CRM/PB, Dalvélio Madruga, coordenou a reunião que contou com a presença de representantes da Cooperativa dos Anestesiologistas (Coopanest-PB), da Sociedade de Anestesiologia do Estado da Paraíba (SAEPB), da Associação Médica da Paraíba, do Sindicato dos Médicos e da Associação dos Hospitais. Após essa reunião no CRM, o Ministério Público convocou, no dia 18 de maio, as partes novamente para uma audiência e estabeleceu um prazo de 45 dias para a elaboração de uma proposta de reajuste da tabela do SUS por parte do poder público. Agora, no dia 20 de julho, os anestesistas e os gestores públicos se encontraram novamente e chegaram a um acordo sobre a remuneração. As secretarias farão uma alocação de recursos aos hospitais, que contratarão os profissionais em regime de plantão. O presidente do CRM/PB também participou da reunião e disse que ficou muito satisfeito com a resolução do problema. “Os médicos terão uma remuneração mais digna e a população não teve nenhum prejuízo, já que não houve a suspensão dos serviços”, completou Dalvélio Madruga.