A primeira Sala Lilás do país foi inaugurada na última sexta-feira (21), em João Pessoa. O espaço faz parte do Programa Antes que Aconteça, promovido pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública, em parceria com os governos estaduais, para acolher mulheres vítimas de violência doméstica. A segunda vice-presidente do CRM-PB, Débora Cavalcanti, representou o Conselho na solenidade.
O evento contou com a presença do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, do governador da Paraíba, João Azevedo, da senadora Daniela Ribeiro, dentre outras autoridades.
O Programa Antes que Aconteça foi aprovado no final de 2023 pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional na época em que a senadora paraibana Daniella Ribeiro era a presidente e, assim, articulou para que o programa começasse pela Paraíba.
Nos próximos meses, uma série de outras Salas serão instaladas em todo o Brasil, tanto em institutos de polícias científicas, como em delegacias de polícia. Na Paraíba, serão 52.