Na noite desta quinta-feira (9), o médico pernambucano, ex-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) e ex-presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Carlos Vital Tavares Correa Lima, foi homenageado durante o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2023, realizado em Recife (PE). Além do presidente do CRM-PB, João Modesto Filho, estiveram presentes na solenidade, o vice-presidente Antônio Henriques, a segunda vice-presidente Débora Cavalcanti, o segundo secretário Walter Azevedo e o diretor de fiscalização, Bruno Leandro de Souza.

Na ocasião, também foram homenageados os ex-conselheiros Cláudio Balduíno Souto Franzen, Rubens dos Santos Silva e Henrique Batista e Silva. Após as homenagens, foi realizada a entrega da Comenda do CFM, edição 2023. Criado em 2011, o distintivo é uma homenagem a médicos e personalidades que contribuem para o engrandecimento da medicina. Foram entregues seis comendas a médicos e uma, criada este ano, para homenagear pessoas que ajudaram a atividade médica.

As comendas entregues foram:
– Comenda Oswaldo Cruz (Medicina e Pesquisa) – Dr Marcos Pereira de Ávila
– Comenda Mario Rigatto (Medicina e Humanidades) – Dra Monique Bourget
– Comenda Zilda Arns Neumann (Medicina e Responsabilidade Social) – Dra Eloísa Bonfá
– Comenda Clementino Fraga Filho (Medicina e Assistência) – Dr Antônio Lopes Miranda
– Comenda Moacyr Scliar (Medicina, Literatura e Artes) – Dr Viriato Moura
– Comenda Fernando Figueira (Medicina e Ensino Médico) – Dr Mauro Shosuka Asato